Menu Serviços Conteudo

Página Inicial arrow Turismo arrow Gramado Aleluia - Páscoa movimentará Gramado
Gramado Aleluia - Páscoa movimentará Gramado
25/03/2009

igreja_so_pedro.jpgA Páscoa é a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação. Esta história que permeia a humanidade desde os seus primórdios é vivida em Gramado através de vários espetáculos procissões e celebrações durante a Semana Santa. É nesta oportunidade que a cidade vive dias de glória e recebe a visita de milhares de pessoas que aproveitam o clima ameno de Gramado para passar seus dias de reflexão. O Gramado Aleluia conta com a participação massiva da comunidade. A programação do evento, que começa dia 2 de abril e encerra dia 12 de abril, inclui diversas atividades voltadas para a celebração católica da ressurreição de Cristo. A cerimônia da Celebração de Ramos - A Entrada de Cristo em Jerusalém - marca o início do Gramado Aleluia, com a cerimônia da descida de Cristo da Cruz, na Igreja Matriz São Pedro.

Um dos pontos altos do Gramado Aleluia é a Grande Procissão dos Passos que reúne cerca de 600 participantes com vestes monásticas e simboliza a via sacra de Jesus Cristo. Carros alegóricos decorados com imagens sacras, materializando cada um dos passos, nos ajudam a meditar sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo". A Procissão dos Passos é uma tradição no município que ocorre desde o ano de 1917.

Além das missas que ocorrem durante toda a Semana Santa, o período da Páscoa é um dos mais atraentes da Serra Gaúcha, pois marca o início da temporada outono/inverno e os visitantes podem comprar os chocolates mais deliciosos e famosos do Brasil.

Para este período o Secretário de Turismo de Gramado Gilberto Tomasini espera que cerca de 90% dos 11 mil leitos oferecidos pela cidade estejam preenchidos. Ele segue dizendo que "a Páscoa é um período onde a movimentação turística é surpreendente e Gramado tem este apelo também religioso. Percebemos que ano após ano o número de pessoas que, inclusive, participam da Procissão de Passos aumenta".

Durante a Semana Santa as Igrejas Luterana, Evangélica e Metodista também fazem uma intensa programação.

O Gramado Aleluia é uma promoção da Prefeitura de Gramado, através da Secretaria de Turismo, ACTG e Paróquia São Pedro.

O Gramado Aleluia está dentro da Programação Páscoa em Gramado que ocorre de 2 a 12 de abril que ainda conta com o Bazar de Páscoa e Coelhos Decorados.

GRAMADO ALELUIA 2009

CELEBRAÇÃO DE RAMOS

A entrada de Jesus Cristo em Jerusalém

- Sábado 04 de Abril

18h30min Missa Solene com a Cerimônia da descida de Jesus Cristo da Cruz

- Domingo de Ramos, 05 de Abril
07h30min Missa com bênção de Ramos

10h30min Solene Benção e Procissão de Ramos onde será encenada a entrada de Jesus em Jerusalém. Concentração no largo do Hospital São Miguel .
17h Benção e Procissão de Ramos no largo da Igreja Matriz São Pedro. ­
18h30min Missa Solene com a cerimônia da Descida .

20h15min Concerto de abertura do Gramado Aleluia com orquestra de câmara e solista.

- Segunda-feira Santa, 06 de Abril
18h30min Missa e Confissões individuais

- Terça-feira Santa, 07 de Abril
18h30min Via Sacra e Missa e Confissões individuais
- Quarta-feira Santa, 08 de Abril
18h30min Via Sacra e Missa e Confissões individuais

20h30min Concerto de páscoa - STABAT MATER com orquestra de câmara e solista.

24h Inicio das 40 horas de adoração na Capela do Santíssimo Sacramento.

TRÍDUO PASCAL

19h30min - Missa Solene da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio com o Lava Pés e logo após a missa, translado do Santíssimo Sacramento.
- Sexta-feira, 10 de Abril (Dia de Jejum e abstinência de carne)
15h Celebração da Paixão e Morte do Senhor - Adoração da Cruz - Canto da Paixão e distribuição da Eucaristia.

PROCISSÃO DO PASSOS

(em caso de mau tempo será transferida para o sábado às 19h30min)
19h Concentração na Rua Carlos Lengher Filho, em frente a Praça das Bandeiras, seguindo pela Av. Borges de Medeiros (em caso de chuva, haverá somente o beijo da imagem do Senhor Morto).

19h30min Procissão dos Passos com carros e participantes com vestes monásticas. A comunidade e os visitantes são convidados a participar. (Vestição a partir das 18:00h no Pavilhão São Pedro).

- Sábado de Aleluia, 11 de Abril
21h Vigília Pascal - Bênção Fogo Bênção da Água - Canto do Exulte - Missa da Ressurreição.

Obs: No caso de cancelamento da Procissão dos Passos na Sexta Feira Santa, a procissão será transferida para o Sábado de Aleluia, às 19:30h, no local anteriormente indicado.

PÁSCOA

- Domingo de Páscoa da Ressurreição, 12 de Abril