Menu Serviços Conteudo

Página Inicial arrow Institucionais arrow A Mina é inaugurada em Gramado
A Mina é inaugurada em Gramado
05/06/2012

a_mina_015.jpgEncantar os visitantes através de um caminho de aprendizado e cultura no mundo das pedras preciosas. Essa é a intenção do parque temático A Mina, localizado junto ao Parque Tomasini, na Linha Carazal, em Gramado. Em cerimônia realizada no último sábado (2), o atrativo, que conta com 800 pedras semipreciosas , entre ametistas, citrinos, ágatas e cristais, minerais brasileiros e importados de todos os tamanhos, foi inaugurado na presença dos empreendedores e de diversas autoridades da cidade, entre elas o Prefeito Nestor Tissot.

Após quatro anos sendo elaborado, o empreendimento, que é um projeto conjunto das famílias Tomasini de Gramado e Bortoluzzi, de Soledade, permite ao visitante andar por um túnel de 80 metros, o qual simula as minas gaúchas de ametista e conta a história da mineração. Após o passeio pela espécie de caverna que possui pedras de até 3,5 toneladas, é possível contemplar algumas que são colecionadas pela família Bortoluzzi há 30 anos e que vieram de vários lugares do mundo, como África do Sul, Austrália, China, Índia, EUA, Canadá, Peru, Bolívia, Colômbia, Espanha, todas diferenciadas.

“No último ano, Gramado bateu recordes de visitantes e nós acreditamos que esse empreendimento irá fortalecer ainda mais essa posição. São essas famílias que fazem nossa cidade ser o que é hoje e A Mina é um atrativo importantíssimo não só para Gramado, mas para toda a região,” destacou a Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk.

O prédio inteiro conta com 1,2 mil metros quadrados e ao final da visita, o visitante pode adquirir as pedras expostas, que são 90% extraídas em solo gaúcho. E, em breve, será inaugurado também um restaurante de comidas típicas da região e várias outras atrações, visando a boa recepção dos visitantes.

“Gramado vai saber retribuir esse belo investimento, que só pôde ser concretizado devido ao carinho com que foi tratado pelos seus idealizadores. A Prefeitura irá dar todo o apoio e atenção que for necessário para que A Mina se torne um dos principais pontos turísticos da cidade, atraindo cada vez mais visitantes,” afirmou o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Selo Acesso Brasil Brasão do Município © Prefeitura Municipal de Gramado
Área de TI