Menu Serviços Conteudo

Prefeitura de Gramado

Gramado Institucional

Página Inicial arrow Institucionais arrow CMC recebe vestimentas típicas alemãs
CMC recebe vestimentas típicas alemãs
10/11/2010

vestimenta_alem_7.jpgAs culturas alemã, italiana e portuguesa com certeza são as marcas de Gramado, considerada a "cidade europeia" do Brasil, berço de eventos e exemplo turístico para diversas outras cidades. O Centro Municipal de Cultura (CMC), buscando engrandecer o seu acervo, está trabalhando para que o turista, ao visitar a sua sede, encontre retratado em livros e exposições um pouco da história destes povos que colonizaram Gramado, tornando-a uma cidade multiétnica européia.

Na tarde desta terça-feira (09), o CMC, que agora está localizado nas dependências do antigo Parque Hotel, junto ao Lago Joaquina Rita Bier, recebeu a visita do senhor Ingo Henrique Oberherr, que doou para o CMC dois trajes típicos alemães, que agora poderão ser conferidos pela comunidade.

Ingo, que nasceu na Vila Ávila e que atualmente reside na Linha Araripe, tem 62 anos, é professor aposentado, tem um filho e uma neta, mantêm vivo o Grupo Miesbach, fundado em 1989, com o apoio da Casa da Juventude. O Grupo que durou seis meses, foi reativado em 1991, dando continuidade a uma vasta programação de apresentações em diversos eventos gramadenses.

As coordenadoras do Museu do Festival de Cinema, Museu de Arte Carlos Nelz, Museu Histórico Hugo Daros e Arquivo Histórico Municipal, Cecília Gross e Jerusa Vidal, juntamente com a Diretora do CMC, Maria Helena Dreschler, recepcionaram e receberam com muita satisfação os trajes alemães, que são um resgate da história de Gramado.

"Gramado é uma cidade colonizada por italianos, portugueses e alemães. Temos uma cultura rica que deve ser mostrada para a comunidade. Este ato é um resgate da história de nossa cidade", disse Ingo, que também é professor de dança na Escola Municipal Carlos Nelz - CAIC.

As vestimentas, uma feminina e outra masculina, são da família Oberherr, e têm cerca de 20 anos. Elas têm características advindas da cidade de Miesbach, próximo à Munique, sul da Alemanha.

Cecília Gross destaca que o Arquivo Histórico de Gramado tem um acervo rico que conta a história das origens de Gramado. "Temos um acervo belíssimo para pesquisa, tudo a disposição de estudantes, comunidade e amantes da história. O ato de Ingo Oberherr foi um grande passo para que nossa história seja mostrada de forma especial. Assim como ele se dispôs à nos doar estas vestimentas, gostaríamos de pedir à comunidade participação para que nosso Centro de Cultura receba também doação de vestimentas italianas e portuguesas para completar a história", destacou.

A comunidade também pode doar ao CMC livros antigos, fotos, cartas, materiais de trabalho, que eram usados pelos colonizadores, relíquias, entre tantos outros aparatos, que irão enriquecer ainda mais o Centro Municipal de Cultura.

Mais informações sobre o Grupo Miesbach podem ser adquiridas com o senhor Ingo Oberherr através do telefone (54) 9938-1257 e, sobre as exposições do CMC, através do telefone (54) 3286-4323.

Selo Acesso Brasil Brasão do Município © Prefeitura Municipal de Gramado
Área de TI