Menu Serviços Conteudo

Página Inicial arrow Institucionais arrow Prefeitura parcela pagamento de ITBI
Prefeitura parcela pagamento de ITBI
06/07/2010

Quando o sonho da compra de um imóvel se torna realidade é normal que o entusiasmo da situação faça com que alguns detalhes burocráticos sejam esquecidos, porém, há coisas que não se pode deixar para depois quando se vende ou quando se compra um imóvel. Tarefa obrigatória é transferir de forma correta o bem em questão, evitando assim diversos problemas, de forma simples e objetiva.

O que precisa ficar claro na hora da compra é que é necessário documentar tudo no Registro de Imóveis, pois apenas estar em posse de uma escritura ou um contrato de compra e venda não garante nem ao comprador de que o imóvel é seu, nem ao vendedor de que não mais precisará pagar impostos sobre aquele bem.

Um exemplo do que pode acontecer caso não seja feita a correta transferência do imóvel é o antigo proprietário ser obrigado a continuar pagando o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, sobre o bem que já vendeu.

"Há pessoas que pensam que é muito complicado efetivar uma transferência de imóvel, principalmente pela preocupação com o pagamento do Imposto Sobre a Transição de Bens Imóveis - ITBI. Porém, desde 2010 a Prefeitura está parcelando em até 12 vezes esse imposto, o que facilita em muito a vida de quem adquire e a quer transferir o imóvel", destaca a Advogada Responsável pelo setor de Execuções Fiscais da Prefeitura de Gramado, Carolina Fisch.

Desde 2010, a Prefeitura facilita o pagamento do ITBI. O comprador do imóvel poderá pagar o imposto em até 12 vezes. Mais detalhes podem ser obtidos junto a Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Gramado.

Selo Acesso Brasil Brasão do Município © Prefeitura Municipal de Gramado
Área de TI