Menu Serviços Conteudo

Prefeitura de Gramado

Gramado Turismo

 
Página Inicial arrow Turismo arrow Destaques da Programação do Festival de Quil e Patchwork
Destaques da Programação do Festival de Quil e Patchwork
15/10/2008

A principal atração do Festival Brasileiro de Quilt e Patchwork é o Concurso Nacional de Quilts, mostra competitiva que escolhe os melhores quilts em sete categorias - colcha, painel tradicional, painel inovativo, painel figurativo, painel abstrato, miniatura e iniciante. O julgamento é feito por um júri profissional. Todas as peças inscritas concorrem também ao prêmio do júri popular - o voto do público que visita o evento. As cédulas para a votação ficam disponíveis no local da exposição das peças, assim como uma urna lacrada. As inscrições encerraram no dia 20 de setembro.

 

Convidada Internacional

A convidada internacional, a juíza americana Barbara Broshous, especialista em flores e credenciada pela NQA (National Quilting Association), irá compor a banca de juízes no Concurso Nacional de Quilts. Ela também vai ministrar o Seminário de Qualificação para Julgamento de Quilts, que acontece antes do Festival, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Patchwork e Quilt, no Hotel Casa da Montanha. No mesmo local, acontece ainda a Mostra de Quilts de Joyce Loss.

 

Mostras paralelas

O evento terá cinco mostras paralelas, não-competitivas - Homens no Patchwork; Por traz do monte, realizada pelo Clube das Gerais de Belo Horizonte; Cartões Postais do Brasil, do Clube Brasileiro de Patchwork e Quilting de São Paulo, que retrata cenas do cotidiano do país; Quilts Antigos, mostra com o objetivo de resgatar trabalhos com mais de 25 anos e a Mostra dos Mestres.

 

2º. Salão Internacional de Patchwork

Paralelo ao Festival, acontece ainda o 2º. Salão Internacional de Patchwork, que irá reunir as mostras de Quilts Latinos, os cursos e a mostra de Quilts de Barbara Broshous, além de lançamentos de máquinas e equipamentos nacionais e importados.

 

Palestras com mestres convidados

Entre as mestres que participam do evento estão as gaúchas Sandra Callegari e Joyce Loss; as mineiras Myrian Melo e Dóris Sueli Teixeira; as paulistas Deolinda Moraes, Rute Sato, Benigna Rodrigues e Kumie Gennari; o paulista Wagner Vivan; as cariocas Marly Domingues e Gislene Campos; as fluminenses Hila Leslie e Vanessa Lott e a catarinense Junia Pereira, entre outras. Todas vão dar cursos e palestras sobre suas especialidades.

 

O Festival promove mais de 25 cursos, workshops e oficinas para principiantes e mestres, além da Feira de Produto e Serviços para a prática do quilt e do patchwork.

 

Programação

 

Quarta-feira, 15

14h - Abertura oficial da Feira e das Mostras ao público

 

Quinta-feira, 16

9h30min - Abertura ao público

9h30min às 12h30min - Workshops, cursos e oficinas

- Círculos Mágicos - aula 1

- Aprendendo a confeccionar vitral - aula 1

- Bolsa ecobag com círculo cromático - aula 1

- Viva aos vivos - oficina

- Duvidas nunca mais! Faça certo, faça o básico - aula 1

- Quilt anos 30

- Dê asas a sua aplicação - aula 1

 

- Sculptured Machine Flowers/ flores em relevo - aula 1

 

14h30min às 17h30min - Workshops, cursos e oficinas

- Círculos Mágicos - aula 2

- Aprendendo a confeccionar vitral - aula 2

- Bolsa ecobag com círculo cromático - aula 2

- Bêbado Mágico - oficina

- Duvidas nunca mais! Faça certo, faça o básico - aula 2

- Quilt anos 30 - aula 2

- Dê asas a sua aplicação - aula 2

- Sculptured Machine Flowers/ flores em relevo - aula 2

 

Serviço

11º. Festival Brasileiro de Quilt e Patchwork

Data: 15 a 18 de outubro de 2008

Local: Centro de Eventos da UFRGS - rua São Pedro, 663 - Centro

Horários: Dia 15/10 - 9h30min, abertura da Secretaria Geral; 14h às 20h, abertura da Feira e das Mostras ao público; 16h, abertura oficial no Auditório Da Vinci  / Dias 16, 17 e 18/10, das 9h30min às 20h. A visitação à Feira e às Mostras é livre.

Informações: Telefone 54 3286 2968 e pelos e-mails Esta dirección de correo electrónico está protegida contra los robots de spam, necesita tener Javascript activado para poder verla / Esta dirección de correo electrónico está protegida contra los robots de spam, necesita tener Javascript activado para poder verla / Consulte o site http://www.festivalquiltpatchwork.com.br/

Patrocínio master: Singer  /  Patrocínio: Olfa e Janome  / Apoio: ABPQ, Maria Rita Caminhos Culturais, Pegorari, Gutermann, Eva e Eva, FAURGS, Quilt Brasil  /  Promoção: Fio de Linha - Arte em Pano  /  Realização: J.M.Netto Produções e Eventos. Hotel oficial do evento: Casa da Montanha.

 

Em 2007, o Festival recebeu mais de 200 peças, teve 9 peças premiadas, promoveu 6 mostras paralelas nacionais e 4 internacionais (1° Salão Internacional de Patchwork), realizou 25 cursos e oficinas com 250 participantes e teve 36 estandes na Feira de Produtos e Serviços.

 

 
Selo Acesso Brasil Brasão do Município © Prefeitura Municipal de Gramado
Área de TI
Área de Comunicação créditos        
login