Menu Serviços Conteudo

Prefeitura de Gramado

Gramado Turismo

 
Página Inicial arrow Turismo arrow Gramado Rodeada de Hortênsias
Gramado Rodeada de Hortênsias
06/01/2010

estrada_gramado_large.jpgA Hortênsia, flor que deu o nome a região, nesta época do ano pode ser vista por todos os lados da cidade. De diversos matizes azuis, elas formam uma bela moldura de Gramado. Em 2009, a Prefeitura de Gramado, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou o plantio de 100 mil mudas da flor, reforçando a imagem da "Cidade Jardim das Hortênsias".

 

A hortênsia é considerada uma das características que motivaram o desenvolvimento do turismo em Gramado. Em 1961 a Lei nº 101 oficializou a realização da Festa das Hortênsias, primeiro evento da cidade e o nome turístico "Gramado, Jardim das Hortênsias". No calendário de Gramado o dia da hortênsia é comemorado em 7 de julho com ações que marcam sua importância no cenário da cidade.

igreja_evenglica_large.jpgA história conta que o largo do barranco que rodeava a curva da estrada Gramado-Canela faixa que pertencia a Viação Férrea, estava rodeado de inço surgindo dai a idéia de plantar as Hortênsias, que tem fama de eliminar o inço. O alemão, Oscar Knorr resolveu plantar hortênsias, transformando os arredores na cidade em verdadeiros tapetes azuis.

 

Mesmo na atualidade as rodovias que dão acesso a cidade em toda a sua extensão está florida. A Historiadora Marilia Daros relata em seu livro Raízes de Gramado "que estava lançada a flor que iria dar a Gramado o nome de Cidade Jardim das Hortênsias e a Knorr, o título de "Rei das Hortênsias". Hoje se pode observar o encantamento dos turistas pela imagem azul oferecida pelas Hortênsias que embelezam a cidade.

 

lago_negro_large.jpgO Lago Negro, um dos pontos turísticos de maior visitação da cidade, possui em sua margem um passeio florido de hortênsias. Sua beleza e tranqüilidade atraem turistas e moradores que desfrutam momentos de puro deleite em muito proporcionado pelo azul das hortênsias no verão.

 

 

 
Selo Acesso Brasil Brasão do Município © Prefeitura Municipal de Gramado
Área de TI
Área de Comunicação créditos        
login