• Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

A Secretaria Municipal da Educação de Gramado, visando assegurar a todas as crianças e jovens um tempo mais longo no convívio escolar, mais oportunidades de aprender e um ensino de qualidade, entende que o Ensino Fundamental constitui uma das etapas mais importantes da a Educação Básica, pois são esses nove anos que poderão assegurar ou não a continuidade na idade certa para o Ensino Médio, a fim de concretizar os objetivos da escolaridade prevista em lei. Sendo esse obrigatório e gratuito na escola pública, e a etapa de maior visibilidade e presença na Legislação, em termos de obrigatoriedade e gratuidade.

Os objetivos desta etapa de ensino intensificam-se, gradativamente, no processo educativo, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo e a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade, entre outros.

A ampliação do Ensino Fundamental para 09 (nove) anos de duração se efetivou com a alteração da LDB, através da Lei n° 12.796/2013, tornando a Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4(quatro) aos 17(dezessete) anos de idade e organizada em Pré-escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio. Exigindo assim essa nova organização, um repensar amplo sobre as questões curriculares, que transcendem, em muito, o simples encadeamento de conteúdos disciplinares a serem cumpridos em práticas educativas, em sala de aula, durante o ano letivo. Movimento este proposto aos professores da Rede Municipal de Ensino, em forma de debates, formações continuadas e no simples repensar o currículo e das práticas educativas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, atendendo as especificidades locais e buscando:

a) melhorar as condições de equidade e de qualidade da Educação Básica;

b) estruturar um novo Ensino Fundamental, para que as crianças prossigam nos seus estudos, alcançando maior nível de Escolaridade;

c) assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de Ensino, as crianças tenham um tempo mais longo para as aprendizagens da alfabetização e do letramento.

Além dos conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, como forma de assegurar uma formação básica comum, com respeito aos valores culturais nacionais e regionais, entende-se a possibilidade de adaptar o currículo município, valorizando a realidade local, através da disciplina de Educação para o Turismo. Conhecendo, respeitando e valorizando todas as manifestações culturais e junto a elas as possibilidades empreendedoras que possam surgir, ligadas ao turismo.

Outra característica presente na Rede de Ensino de Gramado, são as escolas rurais, que são mantidas em algumas localidades, atendendo as demandas locais e preservando nas mesmas características históricas, sem deixar de lado os princípios e finalidades da educação do município, que é a qualidade em todos os espaços e esses, adequados para atender a todos os alunos.

São muitos os desafios propostos, nos últimos anos, em busca da garantia de uma Escola democrática, na qual todos os alunos tenham acesso a uma Educação de qualidade. Aprender a ler e a escrever, por exemplo, é um direito de todos, mas é um direito que precisa ser alicerçado por uma prática educativa baseada em princípios relacionados a uma Escola Inclusiva que permita a permanência com uma aprendizagem de respeito ao desenvolvimento de cada um.

 

Contato: fone 3286-2709