• Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Projeto traz grupo de violoncelos da Alemanha

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cultura, e em parceria com a Sociedade Recreio Gramadense, promove pela primeira vez o projeto cultural “A Maravilhosa Música do Cinema”, que ocorrerá entre 21 e 23 de julho (sexta a domingo). Buscando trazer eventos culturais para Gramado, o projeto envolve uma apresentação e um workshop com o grupo Pianistas de Bagé, e também uma apresentação do grupo 12 Violoncelos Filarmônicos da Escola de Música de Gütersloh (Alemanha).

Sexta-feira (21) é dia do workshop do grupo Pianistas de Bagé para as crianças do Programa de Artes, no qual elas terão a oportunidade de interagir com os músicos e esclarecer dúvidas de forma gratuita. A atividade ocorre às 14h30min, na Recreio.

Já no sábado (22), o Pianistas de Bagé apresentam-se às 20h, na Sociedade Recreio Gramadense, trazendo um repertório musical executado simultaneamente com cinco pianos, a 20 mãos. O repertório traz uma seleção de músicas de clássicos do cinema, que deu nome ao projeto em Gramado. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na secretaria da Recreio por R$ 80,00 ou por R$ 100,00 na hora.

Seguindo a programação, no domingo (23), o Grupo de Violoncelos da Escola de Música de Gütersloh, apresenta-se gratuitamente às 10h, na Rua Coberta. O grupo é formado por 10 jovens, de 14 a 21 anos, e por dois professores, Michael Corssen e Barbara Raffel-Westermann, ambos professores na escola de música de Gütersloh, na Alemanha. O repertório abrange arranjos de músicas feitos por Corssen e Barbara, bem como músicas em estilo clássico.

 

Pianistas de Bagé

O grupo Pianistas de Bagé foi criado na segunda metade do século passado no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), pela professora Gelcy Porto Médici. Após alguns anos, a pianista Lúcia Antônia Bezerra de Mello reavivou e engrandeceu o projeto, que hoje é considerado único no mundo, uma relíquia brasileira do Rio Grande do Sul. Seus componentes são pianistas/concertistas oriundos do IMBA, que hoje exercem atividades em diversos centros de artes do Brasil.

 

Os 12 Violoncelos Filarmônicos da Escola de Música de Gütersloh, na Alemanha

O grupo formou-se em 2016, quando apresentaram-se no Theatro de Gütersloh, na Alemanha. Naquela oportunidade, o grupo de violoncelos foi muito elogiado pela imprensa. Desde lá, fizeram vários concertos até surgir a ideia de fazer uma turnê, pela primeira vez, no Brasil. O objetivo da turnê é vivenciar um intercâmbio com jovens músicos do Brasil para conhecer novas ideias, técnicas e fazer novas amizades.