• Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Inicia instalação de reservatório de água

Nesta quinta-feira (10), iniciam as atividades para instalação do reservatório apoiado de 3.000m³ de abastecimento de água em Gramado, em conformidade com as medidas emergenciais impostas para a CORSAN pela Prefeitura de Gramado, a fim de diminuir a problemática do abastecimento de água no município.

O reservatório será instalado pela CORSAN em área pública, localizada na Rua Bela Vista, nº 200 (rua de acesso à Aldeia do Papai Noel). A área teve sua viabilidade avaliada pelas secretarias de Planejamento e do Meio Ambiente, considerando os aspectos técnicos necessários para a interligação na adutora que localiza-se na Avenida das Hortênsias, o enchimento (mesma cota que o reservatório do Serrano), distribuição (conexão na rede) e emergencialidade temporal para sua execução, bem como o atendimento das diretrizes urbanísticas do Plano Diretor e da legislação ambiental vigente.

Inicialmente, será realizada o transplante e supressão de vegetação (nativa e exótica) de parte da área, onde será efetivada a construção do reservatório. A comunidade observará o transplante dentro da própria área de bromélias, xaxins, entre outras, e a retirada de grandes eucaliptos que, além de espécies exóticas, trazem risco aos empreendimentos residenciais lindeiros.

“Como trata-se de atividade de utilidade pública, o abastecimento de água, espécies nativas serão retiradas para viabilizar a construção. A vegetação a ser suprimida será compensada com a reposição florestal obrigatória de 1.650 mudas de espécies nativas”, explica a Secretária do Meio Ambiente, Rosaura Heurich.

A execução das obras para implantação do reservatório fica a cargo da CORSAN, sendo que o acompanhamento e fiscalização será realizado pela Prefeitura de Gramado, por meio das secretarias de Planejamento, de Trânsito e do Meio Ambiente.