• Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Gramado inaugura polo da UAB

Nesta terça-feira (15), às 17h, Gramado inaugura o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC. A cerimônia de inauguração contará com a presença do prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) e de Carlos Lenuzza, diretor de educação à distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Os primeiros cursos a serem ofertados pelo Polo da UAB em Gramado já estão confirmados: Letras/Português (Licenciatura) e Sociologia (Licenciatura), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e o Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, pela UFRGS, para professores da rede municipal. Durante a solenidade de inauguração, serão divulgados mais detalhes sobre a oferta dos cursos.

A vinda de uma unidade da UAB para Gramado foi confirmada em fevereiro, durante viagem do prefeito Fedoca a Brasília. Após ser escolhida para sediar o polo, a escola CAIC passou por obras que contemplaram a reforma de um banheiro nos padrões de acessibilidade e instalação de piso podotátil no pátio e estruturas internas da escola. Também foi montado o laboratório de informática, com 25 computadores novos, adquiridos pela prefeitura, e instalada rede de internet Wifi.

Em 31 de julho, uma visita técnica de representante da Capes atestou a qualidade da infraestrutura do colégio e, no mesmo dia, foi assinado o termo de compromisso entre a Prefeitura de Gramado e Capes/MEC. O termo estabelece que a Prefeitura Municipal assume a responsabilidade de instalar e garantir a manutenção do polo na cidade, tornando-se sua mantenedora.

No dia 7 de agosto, o prefeito Fedoca protocolou na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 32/2017, que dispõe sobre a criação do Polo Universitário de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Gramado Véra Grin.