• Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Assistência Social promove eleição do Conselho

A prefeitura municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (17), o Fórum para a Eleição dos representantes da Sociedade Civil – Gestão 2017/2019, do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que tem como atribuições o acompanhamento, a avaliação e a fiscalização das instituições públicas e entidades não governamentais que atuam na área.

O evento foi direcionado aos usuários da Política de Assistência Social, às entidades cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social e aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gramado (APAE), Associação Evangélica Luterana de Beneficência (AELB), Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (ASCAR), Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias (CRERH) e Pastoral do Menor Adolescente (PAMA), foram as entidades que fizeram-se presentes na ocasião.

O CMAS, assim como todos os conselhos de direitos, é um espaço de controle social garantido pela Constituição Federal de 1988. Sendo assim, um espaço onde a sociedade pode exercer ativamente do controle sobre as políticas públicas e ser protagonista na gestão pública, no caso, da Política Municipal de Assistência Social. O conselho ainda possibilita o acompanhamento, a avaliação e a fiscalização das instituições públicas e entidades não governamentais que atuam na área.

“O Fórum é um momento democrático, público e transparente para eleger a representação da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social de Gramado. O CMAS é, portanto, de extrema importância para assegurar que os interesses da sociedade sejam garantidos.” destacou o secretário adjunto de Cidadania e Assistência Social, Ricardo Cazanova.