Canadá é homenageado por Gramado durante Festival

Para celebrar a parceria de Gramado com o Canadá no 45° Festival de Cinema, o prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) fez a entrega de uma placa, no último sábado (26), no Gabinete da Prefeitura, ao Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone. O país comemora o 150º aniversário de nação e é homenageado pelo evento.

Na ocasião, o prefeito relatou que foi gratificante a parceria com o país e afirma que haverá outras oportunidades para fortalecer esse vínculo.

Logo após a cerimônia, foi oferecido pela Embaixada do Canadá um coquetel de celebração, no Hotel Serra Azul. O Embaixador Riccardo Savone conta que o país abraça a inclusão e a diversidade como uma das bases de sustentação e crescimento. Nesse sentido, o Canadá compartilha uma história com o Brasil, pois são dois países fortes e orgulhosos de sua diversidade.

“Hoje, aqui em Gramado, fico feliz em dividir esta ocasião especial com todos vocês, representando meu país num evento de tal envergadura como o Festival de Cinema, um evento que espelha a riqueza cultural brasileira, fortalecendo os laços entre nossos dois países”, disse o Embaixador.

Durante o coquetel, as autoridades convidadas cortaram um bolo de aniversário em comemoração aos 150 anos do Canadá. “Quero que o Brasil seja parte de nossa história e espero trabalhar com todos vocês para que isto aconteça cada vez mais”, encerrou Savone.

A homenagem aconteceu na Prefeitura, no último sábado (26), e contou com a presença de componentes da administração municipal: Edson Néspolo (presidente da GramadoTur), Renato Bertoja (chefe de Gabinete), Rúbia Frizzo (secretária de Turismo), Luiz Quevedo (secretário de Trânsito), Allan John Lino (secretário da Cultura), Paulo Volk (secretário de Indústria e Comércio), Julio Dorneles (secretário da Administração).

Também participaram da cerimônica representantes da delegação do Canadá: Stéphane Larue (Cônsul Geral do Canadá em São Paulo), Alison Grant (Ministra Conselheira da Embaixada do Canadá no Brasil), Bathalie Beaudoin (Vice – Cônsul do Canadá), Raphaelle Lapierre-Houssian (Vice – Cônsul e Hamal Houssain), Paulo Barnewitz Orlandi (Trade Commissioner e Chefe do Consulado Região Sul), Paulo de Castro Reis (Diretor da Câmara Brasil– Canadá), e Armínio Calonga (Executivo Novos Negócios, na Câmara de Comércio Brasil – Canadá).

A delegação canadense presente no Festival contou com cineastas, roteiristas e representantes de três escolas de cinema do país, Vancouver Film School, VanArts – Vancouver Institute of Media Arts e Toronto Film School. Com ênfase na linguagem audiovisual, os profissionais oferecerem oficinas de roteiro, animação e painéis sobre a indústria de cinema local e os mecanismos de financiamento no Canadá.