Solução a caminho para a Miguel Tissot e ERS-115

Um dos grandes problemas de mobilidade urbana de Gramado está perto de ganhar uma solução definitiva. Elaborado pela Prefeitura de Gramado, o projeto de obra viária para a Rua Miguel Tissot e ERS-115 visa desafogar e oferecer segurança ao trânsito do local. E mais: a Miguel Tissot voltará a operar em dois sentidos e a ERS-115, com três pistas.

Desde a determinação judicial para a instituição de sentido único na Rua Miguel Tissot, em abril, a administração municipal, por meio das secretarias de Trânsito e Governança, vinha buscando medidas que resolvessem os problemas de trafegabilidade da área, que é de domínio estadual. O projeto elaborado pela Prefeitura, via empresa contratada por processo licitatório, prevê a construção de duas pistas que liguem as ruas Miguel Tissot e Caldas Júnior, no bairro Três Pinheiros, à Rua F. G. Bier (que vem do bairro Planalto). A ERS-115 contará com três pistas, duas no sentido Três Coroas/Gramado, eliminado o gargalo naquele trecho.

Agora, a administração municipal requer junto à EGR o custeio da execução da obra, orçada em R$ 820 mil. O projeto foi protocolado e apresentado pelo prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) ao diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lídio Nunes, em Porto Alegre, na sede da empresa, no último dia 16.

“O município tomou a iniciativa da elaboração do projeto tendo em vista a importância do assunto para a comunidade. Tão logo houve a determinação judicial para a implantação de sentido único na Miguel Tissot, passamos a buscar uma solução. Entendemos que essa obra viária é de extrema relevância e estamos fazendo todo o esforço necessário para que a EGR cumpra com a sua responsabilidade e custeie a execução”, explica o prefeito.

Participaram do encontro o secretário de Trânsito, Luiz Quevedo, a secretária de Governança, Simone Bender, e a empresa ZXF Engenheiros Consultores, responsável pela confecção do projeto executivo. Em um primeiro momento, o parecer ao projeto foi favorável pelo diretor-presidente da EGR, que o encaminhou para análise da equipe técnica. Também estavam presentes o diretor de operações da EGR, Milton Cippel, e a gerente de engenharia, Silvia Ximeno.

Obra objetiva fluidez e segurança no trânsito

O projeto elaborado pela Prefeitura de Gramado visa melhorar o deslocamento dos moradores e dos turistas, gerando fluidez e segurança no trecho de interseção da Miguel Tissot com a ERS-115. A implantação de duas pistas que ligam a Miguel Tissot à F. G. Bier cria uma rota alternativa aos motoristas que se deslocam à Região Metropolitana, desafogando o trânsito intenso da rodovia na localidade.

A obra vai reduzir o congestionamento também na rótula de interseção da ERS 115 com a Rua 1º de Maio, cuja circulação de carros foi intensificada com a proibição de trânsito de veículos na Miguel Tissot, sentido Várzea Grande/Centro.

“A ERS-115 é uma das principais vias de acesso à Região das Hortênsias.  O projeto elaborado pela Prefeitura busca reordenar o trânsito. Resolveremos um problema de mobilidade urbana, atendendo à comunidade e aos milhões de turistas que Gramado recebe”, garante o secretário de Trânsito, Luiz Quevedo.

De acordo com a secretária Simone Bender, a administração municipal atua em outros projetos de intervenção viária na cidade. “Além do projeto da Miguel Tissot, estamos trabalhando em outros quatro que visam garantir a segurança de motoristas e pedestres, como também a fluidez do trânsito. Queremos apresentá-los para a comunidade da Várzea Grande, Serra Grande e Três Pinheiros”, salienta.

O projeto: principais pontos de execução da obra

- Construção de duas pistas de pavimentação asfáltica, que interligará a Rua Miguel Tissot com a Rua Caldas Junior e a F. G. Bier;

- Construção de mureta para isolar a ERS-115 da Rua Miguel Tissot e das novas pistas (inicia na interseção da Miguel Tissot com a ERS-115 e segue até a F. G. Bier);

- Implantação de mais uma pista na ERS-115, no referido trecho: serão duas vias sentido Três Coroas/Centro e uma sentido Centro/Três Coroas;

- Construção de faixa elevada para pedestre, próximo às paradas de ônibus;

- Deslocamento de uma parada de ônibus, aproximando-a da Rua F. G Bier;

- Adequação da sinalização horizontal e vertical.

As mudanças com a execução do projeto viário

- Miguel Tissot voltará a ter dois sentidos: O acesso sentido Várzea Grande/Centro se dará pela F. G. Bier. Já quem vier pela F. G Bier poderá ingressar na Miguel Tissot e acessar a ERS-373 (Várzea/Santa Maria do Herval), ou ingressar na Rua Primeiro de Maio e acessar a ERS-115;

- Mais segurança, menos acidentes: O acesso da Rua Miguel Tissot diretamente na ERS-115 para o Centro ficará inviabilizado com a mureta. A medida garante maior trafegabilidade aos usuários da rodovia, segurança no trânsito e menos risco de acidentes. Anteriormente, quando vindos da Miguel Tissot, os motoristas precisavam atravessar a rodovia para acessar o Centro;

- Trafegabilidade na rodovia: As duas pistas sentido Três Coroas/Centro aumentam o fluxo de veículos na ERS-115;

- Nova rota: O acesso sentido Centro/Várzea Grande ou Centro/ Três Pinheiros poderá ser feito via F. G. Bier ou via Avenida Perimetral, pela ERS-115 ou pela ERS-235.

Mudança instituída a partir de decisão do Tribunal de Justiça

O sentido único na Rua Miguel Tissot foi instituído em abril deste ano em cumprimento a uma decisão judicial, conforme processo 101/1.15.0001244-6. No dia 20 de maio de 2015, o MP ajuizou Ação Civil Pública em desfavor do município de Gramado, do DAER e da EGR, em função de problemas existentes na Rodovia ERS-115, no entroncamento com a Rua Miguel Tissot. O motivo que levou ao ajuizamento da ação foi a falta de segurança aos usuários da rodovia e pedestres, gerada pela execução do asfaltamento de forma ilegal, pelo menos na parte que refere-se ao entroncamento com a ERS-115.