• Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Amarre-se pela Vida inicia sexta-feira

Começa nesta sexta-feira, 15 de setembro, em Gramado, a ação de conscientização de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha intitulada “Amarre-se pela Vida: proteja-se contra o câncer de mama”, é idealizada pelos laboratórios Intelimagem e Maximama, e conta com apoio da Secretaria de Saúde e do Gabinete da Primeira-Dama.

A partir da informação de que o câncer de mama tem mais de 90% de chance de cura se diagnosticado precocemente, estatística apresentada pelo Hospital Sírio Libanês, no ano de 2016, os idealizadores do projeto buscam cada vez mais conscientizar as mulheres da importância da mamografia. A Campanha ainda reforça que quanto mais cedo for diagnosticado, mais chance a mulher terá de preservar a mama e ter a cura, pois a mamografia enxerga o que o toque não sente.

Conforme dados da Secretaria de Saúde, em Gramado, no ano passado, apenas 35% das mulheres acima de 40 anos, usuárias do SUS fizeram sua mamografia, sendo que a indicação é que mulheres entre 40 e 69 anos façam a mamografia, com a exceção de que se houver casos de câncer de mama ou ovário na família, a mulher deve começar a realizar a mamografia mais cedo, seguindo orientação médica.

 

Sobre a campanha

De 15 de setembro a 15 de novembro, mulheres que fizerem sua mamografia nos laboratórios Intelimagem e Maximama ganharão um kit com lenço rosa, do tipo bandana, o símbolo da campanha “Amarre-se pela Vida: proteja-se contra o câncer de mama”, além de um folder com orientações acerca do tema, e outro que explica as diversas maneiras elegantes de usar o lenço.

Os lenços também serão usados pelos profissionais da área da saúde, mulheres e homens, a fim de incentivar e reforçar o diagnóstico precoce, pois a maioria dos casos tem bom prognóstico e boas chances de cura.