• Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Prefeitura apresenta dois grandes projetos

Incluir a população nas decisões de governo, priorizando uma gestão democrática e participativa dentro do Programa de Governança Comunitária. Com este objetivo, a Prefeitura de Gramado apresentou dois grandes projetos, na última terça-feira (3), no Centro Municipal de Cultura da Várzea: o projeto do Centro de Saúde da Várzea Grande e o da obra viária da Miguel Tissot/ERS-115. O prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) foi enfático com o propósito do encontro: a comunidade como protagonista do futuro de Gramado. “Esses projetos precisam receber a contribuição de vocês. Trouxemos sugestões que não têm caráter impositivo. São vocês que transitam por estas ruas, vivem neste bairro. Vocês são os proprietários destas obras”, afirmou Fedoca aos presentes.

Conforme o projeto, apresentado pela arquiteta Debora Dall’ Agnol, o Centro de Saúde da Várzea Grande ficará localizado em área pública, entre a Rua Mestre Secreto e a Rua A, próximo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O Centro contará com quatro núcleos de Estratégia de Saúde da Família, equipados, cada um, com três consultórios e sala de espera. O projeto prevê, ainda, farmácia e outros sete consultórios para atendimentos odontológicos, pediátricos, de nutricionista, fisioterapia, psicologia e psiquiatria. Para o bem-estar da população e qualidade do atendimento, salas e consultórios foram planejados para receberem ventilação e iluminação adequada. Serão 2.429m² de área construída. O projeto está orçado em R$ 4 milhões e a previsão é que as obras iniciem no próximo ano.

“É um projeto com condições de ser realizado, criado com base nas reivindicações dos usuários dos postos de saúde, e que prioriza um atendimento de excelência ao gramadense”, salientou o secretário da Saúde, João Teixeira.

 

Segurança é prioridade na obra viária da Miguel Tissot

O projeto de obra viária para a Rua Miguel Tissot e ERS-115 visa desafogar e oferecer segurança ao trânsito do local, e prevê que a Miguel Tissot volte a operar em dois sentidos e a ERS-115, com três pistas. Elaborado pelo município via empresa contratada por processo licitatório, a execução da obra foi confirmada pela EGR, já que a área é de domínio estadual. Inicialmente, o custeio está previsto em cerca de R$ 886 mil, mas o valor poderá sofrer alterações.

Apresentado pelo engenheiro Henrique Brighenti, o projeto prevê construção de mureta para isolar a Miguel Tissot da ERS-115 e reposicionamento da passagem de pedestre e parada de ônibus. A Prefeitura colocou-se à disposição para reunir-se com a comunidade escolar e associações dos bairros Várzea Grande, Serra Grande e Três Pinheiros para discutir de forma mais detalhada medidas de segurança para pedestres e estudantes. “Desde a determinação judicial para a instituição de sentido único na Rua Miguel Tissot, a administração vinha buscando medidas para resolver o problema de trafegabilidade, priorizando a segurança da comunidade”, enfatizou a secretária de Governança, Simone Bender.

O secretário de Trânsito, Luiz Quevedo, também reiterou que a segurança na via é o principal objetivo da obra no trecho. “Queremos devolver a Miguel Tissot à comunidade, de forma segura para todos”, disse.

 

Projeto do Centro de Saúde da Várzea Grande

Local: Entre a Rua Mestre Secreto e Rua A
Área construída: 2.429m²

 

O que contempla:

- quatro núcleos de Estratégia Saúde da Família, cada um com sala de espera e três consultórios, sendo um odontológico;

- sete consultórios para atendimentos odontológicos, pediátricos, e de nutricionista, fisioterapia, psicologia/psiquiatria;

- Farmácia;

- Sala de espera, recepção, sanitários, almoxarifado, sala de lavagem e descontaminação, sala de autoclave;

- Espaço administrativo e ambientes exclusivos para funcionários;

- Ações Básicas em Saúde: sala de demonstração e educação em saúde, sala de imunização, sala da equipe ESF;

- Enfermagem: triagem, triagem pediátrica, sala de curativos, suturas, sala de repouso/observação, teste do pezinho, sala de inalação;

- Estacionamento: 42 vagas no subsolo, quatro vagas no térreo, duas vagas externas para ambulâncias;

- Serviços de depósito de lixo hospitalar, depósito lixo orgânico/ seletivo, transformador, gerador.

 

Obra viária Miguel Tissot e ERS-115

- Construção de duas pistas, ligando a Rua Miguel Tissot com a Rua Caldas Junior e a Rua F. G. Bier

- A ERS-115 irá operar com três pistas. Duas no sentido Três Coroas-Centro de Gramado

- Construção de mureta pra isolar a ERS-115 da Rua Miguel Tissot

- Reposicionamento da passagem de pedestres e parada de ônibus