Campo da Vila Olímpica de Gramado recebe areação

Cuidar corretamente do manejo dos gramados é um dos fatores cruciais para bons resultados dos times dentro de campo. Por isso, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), realizou na segunda-feira (09), o processo de areação no campo da Vila Olímpica, localizado no bairro Várzea Grande. No município, é a primeira vez que um campo recebe este tipo de procedimento.

Atualmente, o campo da Vila Olímpica é o único do município a receber a areação. O procedimento consiste na drenagem do solo, feita por meio de furos que são preenchidos posteriormente por areia, possibilitando, assim, a compactação do campo e melhor escoamento. A areação auxilia na drenagem superficial, diminuindo os índices de acúmulo de água no gramado, além de desenvolver o crescimento das raízes, que auxiliam na drenagem.

A Secretaria de Esporte investiu cerca de 11 mil reais na execução desta técnica. “Mesmo sendo um processo simples, é de extrema importância que um campo que sedia tantas competições receba esse tipo de cuidado. É um importante investimento para o esporte, proporcionando melhores resultados aos que utilizam o gramado”, comenta o secretário da pasta, Jacó Schaumloeffel.

A Secretaria da Agricultura e a Secretaria de Obras/Subprefeitura da Várzea Grande apoiaram o processo de areação com auxílio na mão de obra e maquinário. Durante o dia, integrantes do CRERH e do Gramadense/Independente ajudaram na realização dos trabalhos.