Ernestão recebe obras de revitalização

Com o intuito de fomentar a prática esportiva dentro do município e garantir estruturas necessárias à população, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), iniciou a segunda etapa da revitalização do complexo esportivo Ernesto Volk (Ernestão), no bairro Piratini.

Nesta fase, estão sendo reformadas as salas junto às arquibancadas que abrigavam o projeto social Sapeca. Futuramente, o espaço voltará a receber projetos sociais já desenvolvidos e futuras ações promovidas pela SMEL. A segunda etapa compreende também a construção de uma nova pracinha

para as crianças, já licitada, e reparos na quadra de areia, que voltará a operar como uma quadra de vôlei. O bar, cuja estrutura já existe no complexo, também será reativado, já foi licitado e passa por processo de documentação.

A previsão é que as obras que compreendem a segunda etapa se estendam até dezembro. mesmo com os serviços, o campo de futebol e o entorno seguem em funcionamento.

"A ideia é incentivar ações esportivas e fazer com que a comunidade utilize e ajude a cuidar do complexo. aos moradores do bairro serão oferecidos projetos sociais esportivos. Nossa principal motivação é levar o esporte a todos os bairros do município. A revitalização do Ernestão é um compromisso do governo Fedoca e Evandro”, ressaltou o secretário de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel.

A primeira etapa da revitalização foi a reforma dos vestiários e do campo, fruto da parceria público-privada entre a prefeitura e o Centro Esportivo Gramadense. A terceira etapa da revitalização conta com a instalação de uma academia externa que já está aprovada pelo Governo do Estado, a construção de uma pista de caminhada e uma quadra poliesportiva, por meio de recursos federais.

Praça foi revitalizada

Mesmo com a licitação de uma nova praça para o complexo, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, já realizou reparos na estrutura atual, como pintura e delimitação da área onde se encontram os brinquedos. O objetivo é proporcionar às crianças do bairro um espaço agradável para atividades recreativas.

As três etapas da revitalização

Concluída - 1ª etapa – Reforma dos vestiários e do campo, fruto da parceria público-privada entre a Prefeitura e o Centro Esportivo Gramadense, que será responsável pela administração do campo por um período de dois anos.

Em andamento - 2ª etapa - Construção de uma praça para crianças, quadra de vôlei de areia e reformas das salas para projetos esportivos onde acontecia o Projeto Sapeca. Será custeada com recursos municipais.

3ª etapa - Construção de uma quadra poliesportiva coberta e uma pista de caminhada ao redor da parte externa do campo, ambas realizadas com uma emenda federal de R$ 250 mil, vinda através do Deputado Federal Henrique Fontana (PT), fruto da articulação do vereador Professor Daniel (PT) e da administração municipal. A academia da terceira idade será revitalizada com recurso estadual já aprovada. Também será construída uma horta comunitária em parceria com a Associação de Bairros e com a secretaria de Meio Ambiente.