Consulta Comunitária é aprovada pela comunidade

A Consulta Comunitária promovida pela Prefeitura de Gramado e que percorre os bairros da cidade tem sido aprovada pelos moradores. Criada com o objetivo de incentivar a participação e integração entre população e administração municipal, foi a vez dos bairros Moura e Avenida Central sediarem as audiências públicas.

“Pela primeira vez existe transparência. Pela primeira vez, a Prefeitura e a comunidade estavam frente a frente. A administração municipal pode fazer muito pelo bairro. Temos reivindicações antigas que foram repassadas durante a Consulta”, disse André Maurício Leobet, presidente da Associação de Moradores do bairro Avenida Central, na última terça (10), na EMEF Presidente Vargas.

Durante a audiência, aberta pelo secretário da Administração, Julio Dorneles, os moradores solicitaram melhorias na rede de esgoto, construção de uma praça para o lazer da comunidade, melhorias na estrutura da escola e na sinalização das ruas. A maioria dos pedidos, no entanto, referem-se à segurança de alguns pontos da ERS-235, área de domínio estadual. A Prefeitura comprometeu-se a enviar e discutir as solicitações da comunidade à EGR.

“É uma iniciativa importante da Prefeitura. Aqui no bairro, fomos bem atendidos e recebemos as devidas explicações dos secretários. A população precisa participar mais das audiências. A hora é essa”, complementou Karla Oliveira, vice-presidente da Associação de Moradores do bairro.

Já na segunda-feira (9), a EMEF Carlos Nelz - CAIC/ Polo UAB Gramado, bairro Moura, os moradores solicitaram melhorias na estrutura do colégio CAIC, melhorias na praça das crianças em frente à escola, instalação de academia ao ar livre para a terceira idade, melhorias nos passeios públicos (compete aos proprietários, que devem ser notificados pela administração municipal).

Nesta quarta-feira (11), a audiência pública ocorre na Sociedade Independente da Serra Grande.

Consulta Comunitária - A terceira rodada das audiências públicas da Consulta Comunitária tratará da Lei Orçamentária Anual (LOA), elaborada pelo Poder Executivo e que estabelece as despesas e as receitas do município para o ano de 2018. O orçamento anual visa concretizar os objetivos e as metas propostas no Plano Plurianual (PPA), segundo as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), temas da primeira e segunda rodadas da Consulta Comunitária.

Próximas audiências

Audiência Pública III