• Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Medidas para aumentar a segurança no trânsito

Com a finalidade de proporcionar mais segurança à comunidade, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, tem realizado melhorias na sinalização viária horizontal e vertical. Parte das demandas é originária do Fala Cidadão e das Consultas Comunitárias promovidas pela administração municipal no decorrer do ano. Entre as solicitações da população, está a instalação de redutores de velocidade (quebra-molas) em pontos da cidade com grande movimentação de veículos.

Em parceria com a Secretaria de Obras, os quebra-molas foram colocados ruas Setembrino de Carvalho e Primavera (bairro Jardim), Rua das Fontes (Floresta), Rua Vera Cruz (Piratini) e Rua Viação Férrea (Três Pinheiros). O cronograma prevê que os bairros Avenida Central e Linha Bonita recebam as construções nas próximas semanas.

O processo de colocação dos redutores de velocidade passa, primeiramente, pela análise da Secretaria de Trânsito, que verifica a viabilidade técnica do local de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Após a verificação, o local é demarcado e a Secretaria de Obras realiza a construção. Por fim, é feita a pintura de sinalização pela equipe da Secretaria de Trânsito.

“Todas as medidas realizadas têm o objetivo de melhorar a segurança e a fluidez no trânsito, ouvindo a população e seus anseios”, destacou o secretário da pasta, Luiz Quevedo.

 

Melhorias na sinalização viária horizontal

A Secretaria de Trânsito realizou pinturas na sinalização viária horizontal em diversos bairros do município. Na Rua Augusto Zatti (Centro), foram revitalizadas as vagas de estacionamento e linhas divisórias de fluxo. A Avenida 1º de Maio, uma das mais movimentadas da Várzea Grande, e a Rua Vera Cruz (Piratini), ganhou pintura de meio-fio, de linha divisória de fluxo e de vagas de estacionamento.