Mostra de Curtas do Sapeca e Força Jovem

Nesta quarta-feira (1º), ocorreu a I Mostra de Curtas dos projetos sociais Sapeca e Força Jovem do bairro Piratini, desenvolvidos pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Assistência Social. Objetivando a criatividade, a criação de textos em formato de roteiro e a formação de vínculos, a Mostra de Curtas surgiu a partir do 45° Festival de Cinema de Gramado e envolveu 40 crianças e adolescentes. O prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT), a primeira-dama, Bianca Bertolucci, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Ana Lovatto Sartori, e representantes da pasta prestigiaram as apresentações dos trabalhos.

Os curtas tiveram como tema o folclore brasileiro e os lanceiros negros, sendo eles: “A família Silva viaja ao passado”, “Boitatá, a cobra de fogo”, “Estrelas das Águas”, “Os índios e a lua brilhante” e “O homem do saco”.

“Vocês já são verdadeiros artistas. Temos muito orgulho de ver o talento de cada um desenvolvido nesse projeto. Parabéns também às monitoras pela iniciativa de envolverem as crianças e adolescentes aos eventos e atividades da cidade”, disse o prefeito Fedoca.

A Mostra, uma iniciativa das monitoras dos projetos, que auxiliaram na filmagem e e edição, também contou com a premiação dos curtas nas categorias melhores filme, figurino, cenário, roteiro e filmagem. Os vencedores foram escolhidos pelos jurados Felipe Sommer, representante do CRAS, Daniela Schmitt, diretora local do Museu do Festival de Cinema, secretária Ana Lovatto Sartori e primeira-dama Bianca.

Lisandra Silva, técnica de referência do programa, conta que “o projeto foi vinculado com a realidade do município, já que anualmente a cidade sedia o Festival de Cinema de Gramado. O respeito entre as crianças e o tempo de cada um foram aspectos trabalhados durante as filmagens”.
Para a secretária Ana, o serviço de fortalecimento de vínculo é um momento de interação. “Projetos como a Mostra de Curtas contribui para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. É visível no dia a dia a participação e o engajamento deles em iniciativas como essa”, relata.

Os troféus entregues foram desenvolvidos pelos adolescentes do Força Jovem em uma oficina de cerâmica, após uma visita no Museu do Festival de Cinema.

PREMIAÇÃO

Melhor filme: O homem do saco

Melhor roteiro: A família Silva viaja ao passado

Melhor figurino: Os índios e a lua brilhante