Prefeitura visita e orienta agricultores

Dar suporte e orientações necessárias à população gramadense é um dos fatores cruciais para boas práticas de desenvolvimento sustentável dentro do município. Assim, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria da Agricultura, promoveu, na última quarta-feira (1º), visitas técnicas a agricultores carvoeiros de Gramado, nos bairros Várzea Grande e Serra Grande.

Até o final do mês de novembro, oito áreas de produção de carvão serão visitados pelas Secretarias para as devidas orientações sobre as práticas carvoeiras e os requisitos para a regularização da atividade. As ações visam o fortalecimento quanto à definição dos critérios para o licenciamento da atividade de produção de carvão vegetal em fornos, no município de Gramado, conforme as resoluções CONSEMA 315/2016 e 365/2017.

A atuação conjunto das Secretarias tem por objetivo o desenvolvimento sustentável para a produção de carvão vegetal, comprometida com as boas práticas ambientais.

É válido ressaltar que todos os agricultores enquadrados na agricultura familiar e que exercem a função de produção de carvão em fornos devem fazer a entrega da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ou documento de identificação da agricultura familiar, na secretaria do Meio Ambiente.