Cidadão Web facilita acesso dos contribuintes

Para facilitar o acesso dos contribuintes aos documentos em tempo real, a Prefeitura de Gramado disponibiliza em seu site o item Cidadão Web. O acesso é feito pelo site www.gramado.rs.gov.br, na aba serviços, item Cidadão Web. É necessário ter cadastro no município e, para alguns itens, é preciso de uma senha disponibilizada pela Prefeitura.

Além das melhorias no acesso à documentação, o serviço evita que o contribuinte se desloque à Prefeitura e enfrente filas. Entre os documentos que podem ser acessados estão emissões de guias de IPTU, de ISS e de alvará. Não há cobrança de taxa de expediente para emissão de guias de pagamento via web.

Pessoas físicas ou jurídicas também podem realizar doações a entidades, como para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e para o Fundo Municipal do Idoso, cujo valor pode ser abatido do Imposto de Renda. As leis federais de incentivo permitem que pessoas físicas destinem até 8% do IR a iniciativas culturais e sociais. Para empresas, a destinação é de até 2%.

A implantação do Cidadão Web auxilia na redução de custos, o que leva à realocação dos recursos em necessidades principais dos contribuintes, como saúde, educação e obras.

Mais informações: (54) 3286.0200, ramal 239.