Prefeitura Municipal de Gramado

Ocupação do Loteamento Celita chega ao fim

A histórica ocupação da área pública no Loteamento Olímpio Swaizer (conhecido popularmente como Loteamento Celita), em Gramado, chegou finalmente ao fim. Na última quinta-feira (9), a Justiça expediu o mandado de reintegração de posse para a remoção da última família que havia permanecido no local após o dia 28 de outubro, quando uma força-tarefa do Executivo Municipal, cumprindo a decisão judicial, promoveu a remoção pacífica dos ocupantes, auxiliando na mudança dos moradores.

Na quinta, após a expedição do mandado, a administração municipal removeu a última casa do Loteamento Celita. A família já estava residindo em outro local. Uma placa foi instalada no terreno, alertando que invasão de área pública é crime, de acordo com a Lei Federal 6.766/79. A partir de agora, a Prefeitura realizará a limpeza da área e a instalação de cerca ao redor do terreno.

A ocupação do Celita já completava seis anos. Desde que assumiu o Executivo Municipal, a atual administração vinha trabalhando para que o processo de reintegração de posse, determinado pelo Poder Judiciário, ocorresse de forma menos traumática para os ocupantes. Diversas reuniões entre Prefeitura e comissão de moradores foram realizadas ao longo do ano, até que os ocupantes, em junho, aceitaram a proposta de concessão de aluguel social por 120 dias e desocupação pacífica até 30 de setembro, prolongada ainda por mais um mês por conta das constantes chuvas.

Dos ocupantes, 35 famílias solicitaram o recebimento do aluguel social, sendo que 15 já recebem o benefício por terem apresentado todos os documentos exigidos. Após o acordo firmado com a Prefeitura, as próprias famílias começaram a desocupar o Celita, assistidos pela administração municipal, que concedeu auxílio na mudança de todas que demandaram.

A força-tarefa para as ações de reintegração de posse foi formada pelo Gabinete, Procuradoria e secretarias de Planejamento, da Assistência Social, Obras, Meio Ambiente, Saúde, Trânsito, Agricultura e Subprefeitura da Várzea.