Piratini recebe primeira Horta Comunitária

Mudas de verduras e temperos foram plantadas pelos moradores do bairro Piratini no Complexo Esportivo Ernesto Volk (Ernestão), durante a implantação da primeira Horta Comunitária, na última quarta-feira (15). O projeto, idealizado pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, busca integrar a comunidade em ações de sustentabilidade.

A proposta é que os moradores participem do processo de plantio, dos cuidados, e da colheita da horta, usufruindo de todos os alimentos. O ideia do projeto surgiu durante a Semana do Meio Ambiente de Gramado, em junho deste ano.

“A Horta Comunitária é pensada nos conceitos de sustentabilidade, trazendo um viés social, econômico e ambiental. O propósito é fazer as pessoas repensarem suas atitudes, levando novos hábitos para o seu cotidiano”, salienta a secretária do Meio Ambiente, Rosaura Heurich.

Entre os benefícios da horta, está o cultivo de produtos sem agrotóxicos e o incentivo de ações de reciclagem, como o reaproveitamento de matéria orgânica em composteiras. “Aproxima as pessoas do meio ambiente, da natureza. Percebemos grande interesse por parte dos moradores. A partir de agora, vamos trabalhar para incentivar o uso da horta pela comunidade”, comentou a vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Piratini, Marisa da Silva Alexandre.

Estiveram presentes no plantio da Horta Comunitária o vice-prefeito Evandro Moschem (PMDB), os secretários Alexandre Meneguzzo (Agricultura), Jacó Schaumloeffel (Esporte e Lazer), Ana Maria Lovatto Sartori (Assistência Social), Flavio Souza (Obras), Cícero Altreiter (Adjunto de Obras), o chefe de Gabinete Renato Bertoja e o vereador Everton Michaelsen (PMDB).

O intuito é estender o projeto a outros bairros do município. As associações interessadas devem entrar em contato pelo telefone (54) 3286.0200, ramal 233. O projeto tem parceria com as secretarias da Agricultura, de Esporte e Lazer e de Obras.