Assistência ao produtor rural beneficia famílias

Dar suporte e assistência técnica ao agricultor é essencial para o desenvolvimento e aumento da produção rural e das agroindústrias. Por isso, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Agricultura, auxilia os agricultores no transporte de insumos, atividades com máquinas pesadas, inspeção municipal, patrulha mecanizada, e sistematização de áreas para cultivo, para agroindústria, galpões, paióis e casas de moradia para filhos de agricultores. Além disso, um convênio da administração municipal com a Emater proporciona assistência técnica aos produtores.

Este ano, 1038 protocolos de atendimentos gratuitos, que beneficiaram mais de 1,2 mil famílias, já foram executados pela Secretaria da Agricultura. Neste número estão os serviços de fretamento de insumos (galhos moídos, brita, areia, pedras de areia, humos), serviços de trator agrícola (arado, grampo, grade aradora, encanteirador), abertura de açudes, destocamento, enterrio de pedras, limpeza de estradas internas das propriedades, entre outros. Além dos serviços atendidos via protocolo, também foi realizada a manutenção e recuperação das estradas rurais em todo o interior do município. Três patrolas, sete caminhões, quatro tratores agrícolas, três escavadeiras e três retroescavadeiras são os equipamentos usados no atendimento às famílias.

Lúcio Brezolla,45, dedica-se à agricultura desde que começou a trabalhar, seguindo o ofício passado por sua família de geração a geração. Uva, pêssego, figo e acácia são produzidos em sua propriedade, na Linha Nova. "Com o apoio da Prefeitura, nosso retorno em produção é muito maior. É visível a redução de gastos com equipamentos", comenta o agricultor.

Os serviços de apoio ao agricultor são previstos pela lei 3466/2015, que permite a atuação da Prefeitura em áreas particulares, visando o desenvolvimento rural do município e a melhoria das condições de trabalho dos agricultores.

"O suporte que nossa Secretaria fornece aos agricultores faz toda a diferença na rotina de produção agrícola. Almejamos com esse auxílio diminuir a exaustão do trabalho do agricultor e permitir que ele e sua família tenham mais qualidade de vida", explica o secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo.

Como funciona o atendimento ao agricultor

Para o recebimento dos serviços previstos em lei em suas propriedades, os agricultores devem dirigir-se até a Secretaria da Agricultura e preencher um protocolo, seguido de uma justificava para a solicitação do serviço necessário. Feito o pedido, a Secretaria analisa, separadamente, cada caso. É concedido o apoio para aqueles agricultores que possuem padrões que se enquadram na legislação ambiental e que detêm da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), um documento que identifica o produtor familiar.