Prefeitura Municipal de Gramado

Prefeitura divulga benefícios da ID Jovem

Objetivando a divulgação das políticas públicas de assistência social, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cidadania e Assistência Social, está visitando escolas públicas para apresentar a ID Jovem, documento do Governo Federal que oferece benefícios como meia-entrada em eventos artísticos, culturais, esportivos e vagas gratuitas ou desconto no sistema de transporte coletivo interestadual para pessoas de 15 a 29 anos, pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.

As escolas Ramos Pacheco, Santos Dumont e Caramuru já receberam a visita da equipe da Secretaria da Assistência Social. “É muito importante que os colégios cedam um espaço que nos possibilite realizar a divulgação da Id Jovem. O documento é um direito que assegura o acesso à cultura, esporte e lazer. Muitos dos estudantes nem sabem da existência do benefício”, salienta a secretária da Assistência Social, Ana Lovatto Sartori.

A ID Jovem assegura o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos. Caso contrário, o próprio beneficiário pode realizar uma denúncia pelo aplicativo ou site do programa, no endereço https://goo.gl/rEKgaW.

No município, 962 jovens possuem Cadastro Único. Destes, 503 estão com o cadastro atualizado e podem baixar o aplicativo “ID jovem” imediatamente. Os demais precisam atualizar o cadastro no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, com sedes nos bairros Piratini (Rua Getúlio Vargas, 484) e Várzea Grande (Rua Leopoldo Tissot, 172). As informações devem estar atualizadas no mínimo há dois anos para a solicitação da ID Jovem.

A ID JOVEM

A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos dois anos.

Aqueles que não possuem Cadastro Único mas preenchem os requisitos da ID Jovem devem procurar o CRAS para mais informações sobre a realização do cadastro e emissão do Número de Identificação Social – NIS, para gerar o documento.

COMO GERAR O DOCUMENTO?

- Pela Internet
Com seu NIS, acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

- Pelo Aplicativo para smartphones
Basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.
A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site. Quem utiliza a ID Jovem impressa, deve imprimir periodicamente o documento.