Prefeitura Municipal de Gramado
  • Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Gramado é destaque em evento internacional

O turismo, a economia e a gestão de Gramado com base no desenvolvimento sustentável foram destaque em um encontro que reuniu autoridades internacionais em Punta del Este, Uruguai, nos últimos dias 20 e 21. A “Imagem da Cidade e Gestão Turística” apresentou cases de sucesso no segmento turístico.

Único representante do Brasil, o prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, abordou questões relacionadas à qualidade da infraestrutura turística e particularidades da cidade, como a cordialidade e hospitalidade dos gramadenses e o respeito ao trânsito. “Somos uma cidade de 35 mil habitantes e recebemos seis milhões de turistas por ano. Não há cidade no Brasil que respeite mais o trânsito do que Gramado”, disse Fedoca, ministrante do tema Gramado 2020 - Cidade Sustentável - Turismo, Economia e Qualidade de Vida.

Fedoca também salientou a necessidade de planejar o futuro da cidade sob a ótica do desenvolvimento sustentável e sobre eventos como a Festa da Colônia, que coloca como protagonistas os agricultores da cidade e valoriza a colonização alemã e italiana.

Durante o encontro, foi tratado ainda do fortalecimento dos laços entre Punta del Este e Gramado por meio dos festivais de cinema das duas cidades. Este ano, o diretor de Programação Cultural da Intendência de Maldonado, responsável pela realização do festival de Punta, Valentín Trujillo, esteve em Gramado durante o 45º Festival de Cinema, que ocorreu em agosto. A ideia é que Gramado sirva como vínculo fundamental do Festival de Punta del Este com o cinema brasileiro.

“Foi um evento interessante, acresceu conhecimentos e foi ministrado por autoridades internacionais na área de turismo que voltaram-se para as implementações que podem qualificar este segmento. Os participantes ficaram surpreendidos como Gramado, uma cidade pequena, consegue resultados tão positivos no setor”, avaliou.