Prefeitura Municipal de Gramado

Mais de 9 mil já utilizaram o transporte da saúde

Para promover o acesso da comunidade gramadense que precisa de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, proporciona diariamente transporte para outras cidades. Catorze veículos são disponibilizados para o transporte de pacientes que precisam de consulta, tratamento e exames de média e alta complexidade para Porto Alegre, Caxias do Sul e Taquara. Em 2017, mais de 9 mil pessoas já utilizaram o serviço.

Durante vários anos, Roseli de Andrade, 44, foi usuária do transporte para Porto Alegre para acompanhar o tratamento do filho. Agora, utiliza o serviço para consultar em Caxias do Sul. “É muito importante sabermos que temos essa opção. Muitas pessoas dependem disso, não têm condições de irem sozinhas. Além disso, os motoristas também são muito prestativos. Somos bem acolhidos”, salientou.

Já Maria Rossa Secco, 61 anos, é usuária do transporte há dois anos. Maria faz tratamento de radioterapia em Caxias do Sul. “É um serviço muito importante para quem precisa dele. O transporte é muito bom e o atendimento da equipe da saúde é excelente”, conta a aposentada.

A Secretaria da Saúde oferece dois horários de transporte todos os dias para Caxias do Sul e Porto Alegre. Já para Taquara, os pacientes podem usufruir do serviço três vezes por semana. Há também o agendamento conforme demanda, o transporte em carros individuais para casos específicos e os transportes emergenciais. A Secretaria ainda disponibiliza veículos que buscam hemocomponentes e soros para o abastecimento do Hospital Arcanjo São Miguel.

“O transporte de qualidade é fundamental para a prestação do melhor atendimento possível à população, para promover dignidade ao acesso à saúde dos pacientes. Muitos deles estão em fase pós-operatório. Precisam de segurança, conforto e cuidado”, salienta o secretário da Saúde, João Teixeira.

Aquisição de novos carros qualifica serviço

Buscando aumentar o bem-estar e a segurança dos usuários, foram adquiridos, em outubro, dois novos veículos para o transporte de pacientes, uma GM Spin (ano 2018) e uma Renault Master (ano 2017). O investimento para a aquisição foi de aproximadamente R$ 213 mil, oriundos de recursos próprios. Além disso, também foi realizado o investimento na manutenção de toda a frota.

“Não podemos ficar reféns de verbas estaduais ou federais. O bem-estar da população é nossa prioridade, por isso temos realizado uma série de investimentos com recursos próprios”, afirma o prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca.

O SERVIÇO DE TRANSPORTE
Saída do Centro Municipal de Saúde