Prefeitura Municipal de Gramado
  • Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Gramado é case de sucesso para cidades de SC

O desenvolvimento de Gramado, o modelo de gestão pública, e a forma como fazemos turismo integram um modelo bem-sucedido a ser seguido por outros municípios. Empresários e gestores públicos do trade turístico de Santa Catarina, das cidades de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Itaiópolis e Corupá, estiveram em Gramado nesta terça-feira (28), em missão técnica para conhecer as melhores práticas e experiências do setor que possam ser aplicadas também em suas regiões. A iniciativa foi da Coordenadoria Regional Norte do Sebrae-SC.

Na ocasião, a Secretária de Turismo, Rubia Frizzo, fez uma explanação aos presentes apresentando desde a origem do nome Gramado e da sua colonização europeia até o modelo de turismo aplicado ao longo destes anos, seus atrativos, seus eventos e sua gastronomia. Após introduzir aos visitantes o que trouxe Gramado a este patamar, a secretária projetou os próximos passos. “Importante também destacar o modelo de desenvolvimento sustentável implantado pelo prefeito João Alfredo Bertolucci, e o quanto isso representa para a preservação e a qualificação do futuro do turismo de Gramado. Isso demonstra que inovação e sustentabilidade podem andar juntas”, enfatizou Rubia.

Conforme a responsável em acompanhar a missão, a assistente administrativa e de atendimento do Sebrae, em São Bento do Sul, Vanessa Linzmeyer, o grupo voltou muito satisfeito e ainda mais encantados com o turismo de Gramado. “A secretária tocou em pontos chaves que temos muitos problemas de pôr em prática, como a coletividade, planejamento a longo prazo, leis aplicadas na cidade, como as das placas e da arquitetura, que vão a favor do turismo”, destaca ela.

Participaram da atividade, realizada no auditório da Prefeitura, as Secretarias de Desenvolvimento Econômico de Rio Negrinho e de São Bento do Sul, as Associações Empresariais de Rio Negrinho, de São Bento do Sul e de Corupá, o Conselho de Turismo de Campo Alegre, e a Secretaria de Turismo de Itaiópolis.