Academia Municipal foca na prevenção de doenças

Fortalecer os músculos, perder peso, melhorar a qualidade do sono, prevenir e controlar doenças são alguns dos benefícios proporcionados pela prática de exercícios físicos, uma das principais recomendações de profissionais da saúde. Pensando no bem-estar da comunidade, a Prefeitura de Gramado/Secretaria da Saúde disponibiliza um local com equipamentos e profissionais capacitados para atender os usuários, a Academia Municipal, localizada no Ginásio Perinão. Mais de 200 pessoas entre 15 e 90 anos utilizam o espaço.

Da comunidade que usufrui do serviço, 60% integra a terceira idade. Ivone Maria Cunha, 69 anos, sofria de fortes dores no joelho, problema que, de acordo com ela, foi resolvido. “Este lugar é um privilégio, não é toda cidade que tem. Os nossos instrutores são muito competentes, estão sempre se esforçando para nos ajudar”, destacou.

A academia é a motivação de Eliane Lindenmeyer, 63, para manter-se ativa. “Desde fevereiro realizo os treinos. Já fiz academia particular antes, mas aqui me sinto muito melhor. Nossos instrutores nos deixam à vontade e, ao mesmo tempo, acompanham nossos exercícios. Ótimos profissionais e ótimos equipamentos”, avaliou.

Já para Jailda dos Santos, 35, os treinos vão além do bem-estar físico. “Eu recebi recomendação pois tinha depressão. Aqui, fiz novos amigos e posso dedicar um tempo para cuidar de mim mesma. Além de emagrecer e cuidar da saúde, os exercícios mudaram minha mente”, salientou.

De acordo com o secretário da Saúde, João Teixeira, a oferta da Academia Municipal é um incentivo à prática da atividade física e auxilia a prevenção de doenças. “Os exercícios trazem vantagens ao corpo e à mente, auxiliam a prevenir a diabetes e a controlar a hipertensão. Ajudam no tratamento de lesões e, com isso, podemos dar continuidade ao trabalho realizado pelo fisioterapeuta”, afirmou.

SERVIÇO – ACADEMIA MUNICIPAL

Quando: Segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h30min

Sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h

Onde: Ginásio Perinão - Avenida Borges de Medeiros, 3940

Informações: (54) 3295.7100, ramal 4

PARA SE INSCREVER

As inscrições são realizadas na Secretaria da Saúde. Para se inscrever é necessário cartão do SUS, recomendação médica e participação em outros grupos da Saúde, como reeducação alimentar, hiperdia ou CAPS. Cada pessoa pode treinar duas vezes por semana.