Gramado ganhará primeira ciclofaixa em dezembro

Gramado ganhará a sua primeira ciclofaixa nas próximas semanas. Ainda em dezembro, terá início a primeira fase do Plano Cicloviário para Gramado, que visa destinar um local seguro para a comunidade gramadense e para os turistas para a prática do ciclismo.

O bairro Planalto foi escolhido para receber o projeto por conta da sua topografia favorável e por não possuir um trânsito muito intenso de automóveis. O trajeto será de 3 km e interligará pontos turísticos como Lago Negro, Lago Joaquina Rita Bier e Carrieri.

O percurso inicia no Joaquina Rita Bier, seguindo pelas ruas Reinaldo Bertoluci, Pedro Candiago, Demetrio Pereira dos Santos, Bruno Ernesto Riegel até chegar no Carrieri, onde o ciclista pode contornar o local. Em seguida, passa pela Rua da Juventude até o Lago Negro. O caminho de volta contempla as vias Juventude, Bruno Ernesto Riegel, João Alfredo Schenider, F. G. Bier, até retornar ao Joaquina.

Para colocar em prática a fase inicial do Plano Cicloviário, as ruas contempladas pela ciclofaixa receberão pintura específica e sinalização viária vertical e horizontal com placas e tachões. Além disso, folders educativos serão distribuídos para a comunidade e placas de orientação durante o trajeto auxiliarão a conscientização e o incentivo ao ciclismo.

A iniciativa do Plano Cicloviário é da Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Trânsito, em parceria com as Secretarias de Governança, de Esporte e Lazer, de Turismo e de Obras e também contou com a colaboração da comunidade. Incentivadores do ciclismo, como a turismóloga Tela Tomazeli e o corretor de imóveis Potyguara Castilhos Ferraz, participaram de reuniões com o Executivo.

“Venho lutando pelo incentivo ao ciclismo há cerca de cinco anos, quando lançamos o projeto Gramado de Bicicleta, que busca fomentar a bicicleta como forma de mobilidade da população, turismo, esporte. Desde então, o único apoio que tive do poder público foram 30 bicicletários. A iniciativa da atual administração é o primeiro ganho real que tivemos até hoje em termos de bicicleta para Gramado. Estou comemorando”, ressaltou Tela.

De acordo com o secretário de Trânsito, Luiz Quevedo, a sinalização de uma ciclofaixa atende as demandas da comunidade, incentiva o turismo esportivo e, ao mesmo tempo, auxilia em questões de mobilidade urbana. “Incentivando a prática do ciclismo também conseguimos alternativas para a locomoção da comunidade e dos turistas dentro da cidade. A ciclofaixa cumpre uma das propostas de campanha do governo Fedoca/Evandro”, destacou.

Entenda o trajeto:

Pontos azuis: Será instalada uma ciclofaixa. Nestes locais, as ruas serão divididas com tachões, separando os veículos dos ciclistas;

Pontos amarelos: Será instalada uma ciclovia, ou seja, o ciclista não divide a via nem com carros nem com pedestres;

Pontos verdes: Os ciclistas realizarão o trajeto pela calçada, compartilhando o local com pedestres. A preferência será dos pedestres;

Pontos vermelhos: O trajeto será compartilhado entre carros e ciclistas. Neste caso, a prioridade será dos ciclistas.