Prefeitura Municipal de Gramado

UAB Gramado ganha cursos de Pedagogia e Geografia

Mais dois cursos de graduação gratuitos estão disponíveis para a comunidade gramadense. O polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Gramado já está com inscrições abertas para as licenciaturas em Pedagogia e em Geografia, ofertadas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). As inscrições podem ser realizadas pelo endereço https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/ e seguem até o dia 26 de janeiro de 2018.

São ofertadas 50 vagas para a licenciatura em Geografia e 50 para a licenciatura em Pedagogia. Poderá participar do processo seletivo qualquer pessoa que tenha prestado o ENEM em 2014, 2015, 2016 ou 2017. O curso é gratuito e a modalidade é a distância.

O processo de seleção será baseado nos resultados obtidos pelos estudantes no ENEM, e a lista dos selecionados será publicada no dia 2 de fevereiro de 2018.

Para a secretária de Educação, Gilça Silva, os dois cursos de graduação são um marco importante para a área. “Muitas pessoas desejam realizar uma graduação em Pedagogia, até mesmo aquelas que já trabalham na área da educação. Com os cursos na UAB, surge uma oportunidade única para esta formação. Cursar o ensino superior é o sonho de muita gente e a UAB veio para realizar esse sonho”, ressaltou.

Inaugurada em agosto deste ano e mantida pela Prefeitura Municipal, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Gramado possui, com as licenciaturas em Pedagogia e Geografia, seis cursos de graduação confirmados, são eles: Licenciatura Letras/Português (pela UFSM, cujas aulas já iniciaram), Licenciatura Sociologia (pela UFSM, com previsão de início de aulas em 2018), Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder (pela UFRGS, com inscrições em andamento) e

Sistemas para Internet (pelo IFSul de Pelotas, que deve abrir processo seletivo no próximo ano). Todas essas universidades disponibilizam um percentual de vagas para o acesso por cotas. Entretanto, é necessário ficar atento com os critérios e com a documentação de comprovação.

Além das graduações, a UAB oferta cursos de especialização, complementação e capacitação: Especialização em Matemática para o Ensino Médio (UFSM) e Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (UFRGS), os dois em andamento, e o curso de Formação de Professores para Educação Profissional (UFSM), com início em 2018.

Sobre os cursos de licenciatura em Pedagogia e Geografia

Inscrições: até 26 de janeiro de 2018

Publicação da lista de selecionados e suplentes: a partir das 17h do dia 02 de fevereiro de 2018

Matrícula dos candidatos selecionados: de 19 a 21 de fevereiro de 2018