Gramado intensifica combate ao comércio ambulante

Para auxiliar no combate ao comércio ambulante e reforçar a segurança no trânsito durante o período do Natal Luz, Gramado conta com o reforço de mais sete profissionais, contratados temporariamente, que juntam-se às equipes da administração municipal.

No caso do comércio ambulante, quatro fiscais temporários atuam desde o início de dezembro, principalmente em plantões noturnos na área central da cidade e nas redondezas dos espetáculos do Natal Luz. Junto com os seis funcionários públicos detentores do cargo de fiscal de posturas, sobe para 10 o número de profissionais combatendo a comercialização ilegal em vias públicas.

Desde que o Natal Luz começou, já foram apreendidos mais de dois mil artefatos luminosos, brinquedos e capas de chuvas. “Temos um índice maior de comércio ilegal na época do Natal. As contratações temporárias tornam mais efetivo nosso trabalho de monitoramento durante esse período”, ressalta o diretor de fiscalização de posturas, Giovanni Galgaro.

De acordo com o Código de Posturas (Lei 2398/2005) e com o Código Tributário do Município (Lei 2158/2003), quem realizar comércio ambulante terá sua mercadoria apreendida e receberá uma multa no valor de R$ 1.653,78, independente da quantidade de material apreendido. “Em parceria com a Brigada Militar, conseguimos identificar os ambulantes para a emissão das multas”, salientou Galgaro.

Em relação ao material apreendido, o Código de Posturas prevê que a mercadoria recolhida possa ser destinada a entidades filantrópicas, creches ou escolas municipais. Neste ano, parte dos brinquedos apreendidos foram doados à entidade beneficente Damas de Caridade, que destinou o montante à campanha Natal Solidário. A campanha, organizada pelo Gabinete da Primeira-Dama, distribuiu os brinquedos no bairro Jardim e no Loteamento Altos da Viação Férrea, na Várzea Grande.

Denuncie - Para denúncias envolvendo o comércio ambulante, o setor de fiscalização disponibiliza o telefone (54) 99976.6058.

Mais orientadores de trânsito nas ruas

A contratação de três orientadores de trânsito temporários visa auxiliar o atendimento das demandas envolvendo o aumento do fluxo de veículos. Divididos na área central da cidade, em pontos turísticos e em espetáculos do Natal Luz, eles orientam os usuários das vias e prestam informações. Os orientadores trabalham em plantões durante os turnos da manhã, tarde e noite, todos os dias da semana.

“Neste período em que Gramado recebe maior número de veículos, a contratação dos orientadores é essencial para a fluidez do trânsito. Os três profissionais somam seus esforços aos dos 12 agentes de trânsito que a Prefeitura possui”, destacou o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo.

Também pensando em alternativas para desafogar o trânsito, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana indica uma alternativa para acesso ao ExpoGramado, palco dos espetáculos Grande Desfile de Natal e Natal Pelo Mundo. Quem estiver se dirigindo em direção ao local, pode utilizar a Rua das Fontes e, em seguida, a Rua da Floresta (ambas no bairro Floresta). Este trajeto dá acesso aos fundos do ExpoGramado.