Prefeitura Municipal de Gramado

Melhorias nas estradas do interior de Gramado

O atendimento qualificado às necessidades dos produtores rurais é essencial para o desenvolvimento da agricultura, e os reparos nas estradas do interior são parte importante desse processo.

Recentemente, a estrada que compreende o Vale dos Pinheiros até o Campestre do Tigre, em Gramado, rota importante no fluxo agrícola da região, recebeu melhorias. Os serviços no trecho de quase 5 km foram concluídos em uma semana.

Um dos maiores fruticultores do município, Claudir Perosa, 54 anos, é um dos beneficiados com a recuperação da estrada. Produtor de maçã, uva, ameixa, morango e pêssego, o agricultor distribui as frutas pelo comércio em Gramado. “Com a melhoria da estrada, o transporte da produção tornou-se muito mais eficaz e rápido. Temos menos despesas e a mercadoria não estraga”, afirma.

Claudir também faz questão de abrir sua propriedade para visitação. “Muitos dos turistas também têm interesse em conhecer o outro lado de Gramado. Aqui eles podem ver de perto o trabalho na colônia”, conta Perosa.

O Secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, ressalta a importância dos reparos nas estradas. “O suporte adequado ao nosso agricultor gera mais qualidade de vida, impulsiona a produção agrícola e o turismo rural”, salienta.

Fomento ao turismo rural – Os serviços no Campestre do Tigre beneficiaram o turismo rural. Reparos na estrada da propriedade de Ingo e Izolde Ramm facilitaram o acesso dos ônibus que levam os turistas ao café colonial do casal. Antes da manutenção, esse acesso era impossível.

Os serviços de apoio ao agricultor são previstos pela Lei 3466/2015, que permite a atuação da Prefeitura em áreas particulares, visando o desenvolvimento rural do município e a melhoria das condições de trabalho dos agricultores.