Gramado não terá aumento do IPTU em 2018

Publicado em 03/01/2018

Gramado não terá reajuste no IPTU em 2018. De acordo com a Secretaria da Fazenda, o Município calcula o aumento do IPTU com base na variação do IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), que terminou negativo em 2017. Por conta disso, o IPTU terá reajuste zero, ou seja, o valor nominal permanecerá o mesmo do ano passado. Possíveis variações serão pontuais.

O IPTU é o principal imposto de Gramado. Em 2017, a Prefeitura conseguiu recuperar R$ 5 milhões em valores atrasados. No total, a arrecadação do IPTU foi de cerca de R$ 33 milhões, 20% a mais do que em 2016.

A ação este ano foi muito positiva e vamos trabalhar para repetir o mesmo desempenho em 2018”, afirma o secretário da Fazenda, Paulo Bisol.

A título de comparação, em Porto Alegre o principal imposto é o ISSQN, que conseguiu, por meio do Refis, recuperar R$ 3 milhões. A capital tem um orçamento de R$ 7 bilhões e uma população de quase dois milhões.

Já Gramado, que recuperou R$ 5 milhões através de tributos, tem um orçamento de R$ 191 milhões e uma população de aproximadamente 35 mil pessoas.

Tínhamos um passivo bem expressivo. A Prefeitura, através de um esforço conjunto, amigavelmente, conseguiu inserir nos cofres públicos R$ 5 milhões por meio de negociações dos IPTUs atrasados. Agradecemos a contribuição e a parceria do gramadense, que merece uma consideração especial. Por isso, anunciamos que este ano o reajuste do IPTU será zero por cento, ou seja, não haverá aumento”, salienta o prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca.