COMDER realiza primeira reunião do ano

Publicado em 25.01.2018

Acompanhar e deliberar sobre a política de desenvolvimento rural do município é uma das atribuições do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER), que realizou sua primeira reunião do ano na quinta-feira (25), no Expogramado, quando foi apresentada a nova lei do Programa Municipal de Apoio às Agroindústrias (Gramado Colônia), os projetos que serão enviados ao Ministério da Agricultura, e os nomes dos agricultores para inclusão no programa de repasse de recursos do Governo do Estado.

A coordenadora das agroindústrias, Elisa Schreiner, apresentou aos presentes o Gramado Colônia e ressaltou os benefícios que o programa dispõe.“O projeto já foi discutido diversas vezes nos encontros, agora conseguimos colocá-lo em vigor. As inscrições podem ser feitas pelos agricultores na EMATER e depois chegam a Secretaria da Agricultura. Essa é uma forma de trabalharmos dentro da lei para o agricultor não ser prejudicado”, destaca.

Durante o encontro, também foi discutido pelo Conselho, a deliberação sobre a inclusão de estabelecimentos que produzem conservas de carne no Programa Gramado Colônia, pois alguns produtores não se enquadram nos critérios estabelecidos na lei como, por exemplo, aqueles que não possuem o Talão de Produtor ou a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). “Situações como essa podem ser atendidas desde que haja aprovação prévia pelo COMDER”, ressalta Elisa.

Participaram da reunião, o presidente do Conselho, Giovanni Galgaro (Secretaria de Fazenda), o secretário-geral, Hector Eder (EMATER), a coordenadora das agroindústrias, Elisa Schreiner, o Secretário Adjunto da Agricultura, Antonio Fávero, demais membros do COMDER, agricultores do município e componentes da câmara técnica, responsável por avaliar as demandas e apresentar ao conselho.