• Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Vigilância Ambiental realizará visitas na cidade

Publicado em 19.02.2018

No período de 20 de fevereiro a 02 de março, a Secretaria da Saúde, através da equipe da Vigilância Ambiental, realizará o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) em Gramado. A ação, determinada pelos Governo Estadual e Federal, consiste em visitas a todos os bairros do município, em moradias selecionadas aleatoriamente, onde os agentes de endemias vasculham o terreno à procura de depósitos, que contenham água parada, uma vez que são potenciais criadouros para os mosquitos do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.


A Secretaria da Saúde informa a comunidade, que os agentes de endemias estarão uniformizados e com identificação institucional (crachá) para que o cidadão possa recebê-los com segurança em sua casa.“Solicitamos a compreensão e a colaboração da população nessa ação, permitindo que os profissionais possam entrar em suas residências e executar o trabalho de prevenção e orientação sobre os cuidados necessários para evitar o acúmulo de água em vasos, garrafas, calhas, entre outros. A população precisa e deve fazer sua parte no combate às doenças e seus vetores”, explica a médica veterinária, Coordenadora da Vigilância em Saúde, Marina Toniolo.


Como o mosquito age

O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.


“Essas ações são muito importantes para o controle e prevenção das doenças e, principalmente, para mantermos o município livre do mosquito, uma vez que nosso não há registros de infecção pelo mosquito Aedes aegypti em Gramado. Mesmo assim, devemos trabalhar para que continuemos livres de ameaças à nossa saúde”, ressalta o secretário da pasta, João Teixeira, que reitera: “ainda em 2018 serão realizadas mais três edições do LIRAa na cidade”.


As doenças transmitidas pelo mosquito

Saiba como previnir

Dengue, Chikungunya e Zika Vírus são as doenças transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti. A forma de prevenção mais eficaz contra essas doenças é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, a fim de eliminar os possíveis criadouros.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia proporcionam proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas devem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros também possibilitam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.