Inauguração da Ciclofaixa acontece no sábado (3)

Publicado em 23.02.2018

A partir do dia 3 de março (sábado), os ciclistas da cidade e da região possuirão um local com mais mobilidade e segurança. E para inaugurar a primeira ciclofaixa da cidade, a Prefeitura de Gramado, em parceria com o Grupo Sinos, promoverá um passeio ciclístico no bairro Planalto. A atividade inicia às 9h e a largada será às 10h, no Lago Joaquina Rita Bier. O intuito da ação é a participação e envolvimento da comunidade, dessa forma crianças acima de sete anos, já podem participar, acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

O bairro Planalto foi escolhido para receber o projeto embrionário por conta da sua topografia favorável e por não possuir um trânsito muito intenso de automóveis. O percurso inicia no Joaquina Rita Bier, seguindo pelas ruas Reinaldo Bertoluci, Pedro Candiago, Demetrio Pereira dos Santos, Bruno Ernesto Riegel até chegar no Carrieri, onde o ciclista pode contornar o local. Em seguida, passa pela Rua da Juventude até o Lago Negro. O caminho de volta contempla as vias Juventude, Bruno Ernesto Riegel, João Alfredo Schenider, F. G. Bier, até retornar ao Lago Joaquina.

Segundo o prefeito João Alfredo Bertolucci, essa ciclofaixa será um grande teste deste equipamento que está no caminho da inteligência turística, envolvendo cada vez mais as famílias gramadenses, que é exatamente uma das metas da administração. “A ciclofaixa não é nenhuma modernidade ou exigência legal para o município. É uma questão de modernidade. É uma tendência das grandes cidades que enxergam na diversidade de sua mobilidade urbana uma necessidade imperiosa, além do investimento na energia limpa. Valorizar a bicicleta, ajudando a diminuir os veículos automotores, e ao mesmo tempo criar uma relação de convívio com o pedestre, é uma prioridade para Gramado”, comenta.

Com percurso total de 3 km, o trajeto interliga pontos turísticos como Lago Negro, Lago Joaquina Rita Bier e Carrieri. As calçadas passaram por manutenção e as ruas receberam estacas com placas de sinalização viária. As vias também tiveram pintura específica e a sinalização horizontal com placas e tachões. A ciclofaixa no bairro Planalto é a primeira fase do Plano Cicloviário para o município, pois além deste trajeto serão sinalizadas outras rotas nos próximos meses.

“Esta ciclofaixa que vai ser entregue à comunidade gramadense é o cumprimento de um compromisso firmado com a sociedade. Nosso objetivo é atender uma antiga e importante reivindicação já que a ciclofaixa é um novo espaço de lazer para comunidade, para democratizar o uso do espaço público, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Esse projeto vem contribuir com a nossa ideia de uma Gramado mais sustentável”, comenta o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo.