Prefeitura Municipal de Gramado
  • Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

UAB/Gramado recebe diretor da CAPES

Publicado em 23.02.2018

Ao completar um ano de atividades da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Gramado, o Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, a Secretaria da Educação e a equipe diretiva do Polo Véra Grin receberam nesta quinta-feira (22) o diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Carlos Lenuzza, que ministrou a palestra “A Importância da Educação a Distância no Desenvolvimento Regional”, marcando a abertura oficial do ano letivo.

Para Lenuzza, foi um prazer ter aceito o convite do prefeito, que segundo ele, é um lutador da educação. “O Fedoca não parou enquanto não conseguiu trazer para Gramado o Polo da UAB. E nessa oportunidade venho falar do futuro do ensino a distância, que veio para ficar. Hoje, ocupamos 20% de todas as matrículas da educação, seja de graduação ou de pós-graduação, e especialistas da área afirmam que, até 2020, o EAD, nas mais diversas modalidades, pode atingir os 40%, os números mostram que sim, e essa é uma tendência”, projeta.

Na oportunidade, o prefeito lembrou do processo de criação da UAB na cidade e agradeceu ao diretor da CAPES pela perspectiva que foi dada a Gramado logo no início de sua gestão, quando em visita a Brasília teve o privilégio de encontra-lo. “Às vezes a sorte acompanha os projetos. E qual foi nossa sorte? Encontrar Lenuzza. Sempre sabemos que tratando de serviço público a implantação do Polo teria outra velocidade, mas ele nos deu todas as condições e em cinco meses criamos a Universidade na cidade. Gramado deve um agradecimento histórico a esse homem”, disse Fedoca.

Com a participação de 50 acadêmicos, mais autoridades, o diretor destacou a importância do comprometimento e diálogo dos autores para o sucesso e qualidade do curso. Apresentou os principais desafios da Educação a Distância hoje, como a garantia da qualidade dos cursos ofertados, o resultado do compromisso e diálogo entre os atores envolvidos no planejamento e operacionalização dos cursos, bem como a Universidades, através dos coordenadores de cursos e docentes e do Polo de apoio presencial com tutores e estrutura de apoio.

Lenuzza ainda destacou o comprometimento do órgão público e dos alunos, a Prefeitura de Gramado, como mantenedora, que foi sensível e visionária no investimento em educação superior gratuita na cidade, e os acadêmicos, que diariamente, com organização, disciplina e planejamento dos seus estudos, alcançam seus objetivos.

O jornalista e diretor de Comunicação da Prefeitura, Renato Martins, também participou da abertura do ano letivo da UAB, trazendo para o evento uma de suas palestras “A Arte da Reinvenção”.

 

Um ano de universidade gratuita em Gramado

A Universidade Aberta do Brasil – Polo UAB Gramado tem como macro-objetivo ofertar cursos e programas de nível superior para a comunidade, através de convênios com Universidades Federais, por meio do uso de metodologias da educação a distância, atendendo demandas de qualificação.

A coordenadora da UAB/Gramado, Professora Dra. Maria Gorete da Silva, conta que os primeiros meses do Polo Véra Grin foram de um período de planejamento, estruturação, institucionalização. Um desafio implementado entre muitas pessoas: secretarias municipais, equipes de trabalho, parceiros de Universidades Federais, CAPES, enfim, a conclusão de um sonho para uma cidade, um projeto que saiu do papel e tomou forma atendendo a jovens e adultos de toda a região.

“A captação e implantação da UAB representou um marco para o desenvolvimento da nossa região. O acesso à educação superior pública e de qualidade será sentida a médio prazo na melhoria da qualidade de vida e na prática da cidadania consciente, que são aspectos observados historicamente em torno de Universidades. Agora, em 2018, o nosso objetivo é a consolidação do Polo como um espaço de qualificação acadêmica, aberto para toda a comunidade e com foco também na qualificação docente”, salienta Gorete.

Segundo a coordenadora, é o compromisso e a responsabilidade da oferta de um ensino público de qualidade, que pautam o dia a dia de trabalho de todos os envolvidos no Polo UAB, e nas parcerias estabelecidas com as instituições federais e com a comunidade. “O objetivo é tornar a UAB Gramado um espaço acadêmico para ensino, pesquisa e extensão”, completa.

 

Encontro dos coordenadores das UABs e dos IFRS

Na tarde de quinta, a UAB recebeu os coordenadores das UABs e dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS) para uma reunião. Coordenada pelo professor Lovois de Andrade Miguel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre as pautas do encontro estavam o edital de assistência à docência e planejamento da oferta dos cursos UAB para todos os Polos UAB do estado.

Participaram coordenadores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS/Bento Gonçalves), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Santana do Livramento), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG/Rio Grande), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul/Pelotas), e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).