• Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Primeira-dama recebe reconhecimento na Assembleia

Publicado em 26.02.2018

A primeira-dama da cidade de Gramado, Bianca Bertolucci, é uma das sete personalidades femininas gaúchas, que receberá no dia 7 de março o Troféu Mulher Cidadã, concedido anualmente pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, àquelas mulheres que se distinguiram, na sociedade rio-grandense, por relevantes serviços prestado à comunidade.

À frente do gabinete da primeira-dama, Bianca vem fazendo, junto com a sua equipe, um trabalho focado principalmente no combate à violência contra a mulher e na busca incessante da diminuição da desigualdade entre gêneros, ainda muito presente na sociedade.

Bianca tem sido de grande destaque na atual administração da cidade, onde seu gabinete tem criado diversas ações e eventos, que tem como objetivo a busca constante de uma maior igualdade. A primeira-dama ainda tem seu trabalho pautado pela aproximação com as comunidades.

Dentre estas ações, muitas se destacaram ao longo do primeiro ano. Entre elas, o Gabinete Móvel, onde Bianca percorreu diversos bairros de Gramado ouvindo e dando voz àqueles que mais precisam, aproximando o poder Executivo das comunidades e levando diversos serviços das secretárias aos moradores.

Considerada uma das prioridades da primeira-dama, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) registrou um avanço de 227% no aumento de atendimento às vítimas de agressão, fato esse que comprovou a expressividade e a relevância deste serviço.

De janeiro a dezembro de 2017 foram realizados 963 atendimentos às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. E, a partir de março, Gramado contará com um cartório especializado no atendimento a essas mulheres, uma grande conquista de Bianca, que desde que assumiu o posto de primeira-dama buscou o serviço para o município, buscando mais segurança à mulher que vive esta situação.

Muitos ainda são os projetos dela para a área, como a criação de uma rede de proteção à mulher e a ampliação do serviço do CRAM no combate à violência com trabalhos, como a valorização da mulher e a educação não-sexista.

Essas e outras ações tornaram a primeira-dama de Gramado uma referência para outros municípios, que buscam conhecer seu trabalho de perto.