Prefeitura Municipal de Gramado

Gramadotur comemora resultado do 32º Natal Luz

Publicado em 01.03.2018

Ao longo de 81 dias, o 32ª Natal Luz de Gramado realizou, de 26 de outubro de 2017 a 14 de janeiro deste ano, mais uma edição do maior evento natalino do Brasil. E nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo evento, apresentou os resultados oficiais da edição realizada em coletiva de imprensa na Capela do Wish Serrano, às 16h.

O Natal luz 2017 obteve resultado positivo de R$ 5.156.477,00 milhões. A direção da Gramadotur celebra o excelente resultado, pois pela primeira vez o Natal Luz não teve recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Em 2017 a Autarquia também não precisou buscar recursos da Prefeitura ou empréstimos bancários. Os recursos serão investidos na manutenção da Gramadotur, além de ampliar e qualificar os primeiros eventos de 2018 como a Páscoa em Gramado e a Festa da Colônia. A diretoria também ressalta o movimento na economia local, investimentos sociais e pesquisa da Universidade de Caxias do Sul - UCS.

O presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, comemora, pois tendo assumido em abril de 2017, sem Lei Rouanet, tendo que licitar tudo, e com grande recessão na economia do país, foi realizado um bom trabalho com um resultado muito positivo para a Gramadotur e para o Município.  A divulgação do evento, a cargo da Espaço Empresarial Comunicação de Gramado, coordenada pelos assessores de imprensa Gerson Sorgetz e Adriano Frauches, conquistou expressivo espaço na imprensa nacional e, inclusive, internacional, recepcionando correspondentes do The Washington Post, da agência espanhola EFE e equipe da Agência de Notícias Xinhua e da TV CNC, da China. O valor obtido na centimetragem do relatório foi de R$ 21.020.904,75. Vale destacar também os números obtidos nas redes sociais, com a criação de centenas de tuítes e posts no Twitter, Instagram e Facebook, neste ano com um aumento de mais dez mil seguidores na página oficial no decorrer do evento.

Durante a entrevista coletiva, a diretoria fez questão de destacar os avanços ocorridos na área econômica e social, como por exemplo, a valorização dos artesãos Gramadenses na Vila de Natal; o investimento no Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, e o aproveitamento de novos talentos no Natal Luz, incentivando assim, a cultura local. Também foi destacada a manutenção da Orquestra Sinfônica de Gramado pela Gramadotur e a participação dos músicos em diversas apresentações, abrilhantando o Natal Luz. Além disso, foram concedidos 8.910 ingressos em troca de alimentos, para pessoas de Gramado, e ração para cães que atenderam também a Região, tudo intermediado pelo Gabinete da Primeira Dama. Cabe ressaltar ainda o repasse de R$ 120 mil, para o fortalecimento da segurança, via MOCOVI, com participação dos clubes sociais do evento.

PESQUISA

Durante o encontro com a imprensa, a Gramadotur apresentou uma pesquisa feita pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Os principais dados da Pesquisa, avaliados no Natal Luz foram organização e limpeza, com 93,2% de positivo pelos entrevistados. A diversidade de opções disponíveis no Natal Luz mereceu 90,7% de positivo, e disponibilidade e acesso a informações do evento, foi elogiado por 90% dos entrevistados.  A qualidade geral dos eventos foi muito valorizada pelos entrevistados. Foram medidos, igualmente, os espetáculos pagos, que tiveram a seguinte avaliação:

Reencontros de Natal, 87% de positivo.

Grande Desfile de Natal, 89% de positivo.

Natal Pelo Mundo 89%, de positi

Já a decoração da cidade mereceu 68,3 de positivo.

Os pontos que mereceram mais atenção, verificados pelos entrevistados foram acesso, deslocamento e preços em geral.

Natal Luz 2018/2019

A 33ª edição do evento terá abertura em 25 de outubro e término em 13 de janeiro de 2019. Entre as novidades anunciadas:

Os diretores do próximo Natal Luz serão: Claudia Casagrande (Diretora de Decoração) e Edson Erdmann (Diretor Artístico)

O Natal Luz voltará a contar com Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)

Show de Acendimento: Diário, às 20h30, com elenco. (Gratuito)

Vila de Natal: Continuará todos os dias na praça das etnias. Haverá shows e atrações na programação gratuita.

Rua Coberta: Continuará com shows e atrações diárias, estando na programação. (Gratuito)

Reencontros de Natal: Será mantido o formato do espetáculo, com ajustes e adequações no lago Joaquina Rita Bier. Acontecerá todas às quartas-feiras e sábados em outubro, novembro, dezembro e janeiro. No mês de dezembro, o espetáculo ocorrerá segundas, quartas e sábados.

Espetáculo Infantil: Será remodelado, incluindo novos países e poderá ser alterado também o nome Natal Pelo Mundo. As modificações e o nome do espetáculo serão conhecidos até 30 de abril. Proposta que aconteça no pavilhão 3 da Expo Gramado, todas as terças e sextas-feiras.

Grande Desfile de Natal: Com reformulações e adequações. Os espetáculos deverão ocorrer no pavilhão 2 da Expo Gramado, às quintas-feiras e domingos.

Cabe destacar que o Natal Luz é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal Gramadotur. O 32º Natal Luz contou com a apresentação do Bradesco com patrocínio da Stemac Grupos Geradores e Snowland Gramado. O copatrocínio é da Liquigás, Petrobrás e Brasil Governo Federal. O Natal Luz de Gramado teve o apoio do Chocolate Lugano, Cristais de Gramado, Coca Cola, NET Claro, G2 NET Sul e Florestal Doces Emoções. A Agência de Turismo Oficial foi a Vento Sul.

Foto: Cleiton Thiele