Conselho Tutelar de Gramado participa de curso

Publicado em 01.03.2018

Zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, garantindo sua proteção, é o dever dos conselheiros tutelares de Gramado, que participaram na última semana, nos dias 22 e 23, de um curso ministrado pela Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul – ACONTURS, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Estiveram presentes os conselheiros do município, Mariângela Frazen Kaiser, Gilberto Paim de Abreu e Marilei Hahn.

Na ocasião, foi discutido o Sistema de Informações para Infância e Adolescência – SIPIA, um conjunto de dados acessados pela internet e consolidado em relatórios locais, regionais, estaduais e nacionais para apoiar a construção, o desenvolvimento e o monitoramento de agendas de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Também objetivando possibilitar o ponto de partida para investigações policiais e facilitar o monitoramento de criminosos, estava entre as pautas o Cadastro Estadual de Informações para Proteção da Infância e da Juventude no Rio Grande do Sul, o cadastro de pedófilos.

“É sempre importante participar de encontros como esse, aprimorar e discutir questões de trabalho para cumprir nosso objetivo de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos em lei, em parceria com estado, comunidade e família no município. Ainda temos também a possibilidade de receber do Estado novos equipamentos, que asseguram assim condições adequadas de funcionamento para que o trabalho seja o mais eficiente possível. Atualmente, esses equipamentos incluem um carro, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro”, afirma Gilberto Paim de Abreu, um dos conselheiros tutelares de Gramado.

No encontro, também foi discutida a possibilidade de Gramado sediar o próximo Simpósio Nacional de Conselhos Tutelares que deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.