Primeira-dama recebe o Troféu Mulher Cidadã

Publicado em 08.03.2018

Com apenas um ano à frente do gabinete da primeira-dama de Gramado, Bianca Bertolucci já é reconhecida pelo trabalho realizado por ela e sua equipe, focado principalmente no combate à violência contra a mulher e na busca incessante da diminuição da desigualdade entre gêneros, ainda muito presente na sociedade.

Na última quarta-feira (7), ela foi uma das sete personalidades femininas do estado homenageadas pela Assembleia Legislativa do RS com o Troféu Mulher Cidadã, dado àquelas mulheres que se distinguiram, na sociedade rio-grandense, por relevantes serviços prestados à comunidade.

A primeira-dama, que esteve acompanhada do seu esposo, o Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, falou da satisfação em receber essa condecoração. “Estou muito feliz por ser uma dessas sete mulheres homenageadas no Estado. É muito gratificante em tão pouco tempo de trabalho já receber esse reconhecimento da Assembleia Legislativa. Esse troféu, que recebo aqui, eu ofereço a todas as mulheres de Gramado e do Rio Grande do Sul, que nos motivam a continuar nessa luta diária”, destacou Bianca.

Homenagem ao Dia da Mulher

A sessão solene de entrega da honraria foi presidida pela deputada Stela Farias (PT), sendo uma homenagem do parlamento gaúcho ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, 8 de março. Na ocasião, lideranças de quase todas as bancadas se manifestaram, ressaltando a importância da data e estimulando a luta das mulheres por mais avanços.

A deputada Juliana Brizola (PDT), que junto à deputada Regina Becker Fortunati (REDE) entregou o troféu à primeira-dama do município, fez uma saudação especial por seu trabalho comunitário e empenho na luta pela igualdade de gênero e no combate à violência doméstica e familiar. “Foi com muita honra que entregamos hoje o Troféu Mulher Cidadã à querida amiga e guerreira, Bianca Bertolucci, ela que tem um trabalho maravilhoso na cidade de Gramado atuando em várias comunidades com àqueles que mais precisam”.

Trabalho da primeira-dama

Bianca tem sido de grande destaque na atual administração da cidade, onde seu gabinete tem criado diversas ações e eventos pautados principalmente na aproximação com as comunidades e na busca constante de uma maior igualdade.

Dentre estas ações, muitas se destacaram ao longo do primeiro ano. Entre elas, o Gabinete Móvel, onde a primeira-dama e sua equipe percorreram diversos bairros de Gramado ouvindo e dando voz àqueles que mais precisam, aproximando o poder Executivo das comunidades e levando diversos serviços das secretárias aos moradores.

Considerada uma das prioridades da primeira-dama, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) registrou um avanço de 227% no aumento de atendimento às vítimas de agressão, fato esse que comprovou a expressividade e a relevância deste serviço. Em 12 meses, foram realizados 963 atendimentos às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. E para, garantir mais segurança a essas mulheres, será inaugurado hoje um cartório especializado no atendimento a elas, uma grande conquista de Bianca, que desde que assumiu o posto de primeira-dama buscou o serviço para o município.

Muitos ainda são os projetos dela para a área, como a criação de uma rede de proteção à mulher e a ampliação do serviço do CRAM no combate à violência com trabalhos, como a valorização da mulher e a educação não-sexista, além da continuidade do trabalho voltado ao combate à desigualdade de gênero. Neste ano de 2018, Bianca quer trabalhar de forma mais contundente para viabilizar vários projetos de cunho social ao município.