• Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Palestra com especialista em envelhecimento ativo

Publicado em 08.03.2018

Dando continuidade ao projeto Gramado para todas as idades, a Secretaria da Cidadania e Assistência Social de Gramado e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso promoveram uma palestra, na última quarta-feira (7), sobre a importância do envelhecimento ativo face à revolução da longevidade.

Ministrada pelo médico e gerontólogo Alexandre Kalache, que também é presidente do ILC-Brasil e Co-Presidente da Aliança Global de ILCs (Centro Internacional de Longevidade Brasil), o encontro foi uma oportunidade de fortalecer vínculos para expandir o trabalho já desenvolvido pelo município quando o assunto é a melhor idade. “Para usufruir do privilégio de viver por mais tempo e de maneira ativa, precisamos de uma Gramado mais amiga do idoso. Estamos no caminho para que isso venha a acontecer com mais frequência”, ressaltou o médico.

Durante o encontro, a secretária da Cidadania e Assistência Social, Ana Lovato Sartori, destacou que o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para o idoso, ofertado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na Várzea Grande, deve ser ampliado, e agradeceu ao envolvimento da comunidade na realização da palestra com Alexandre Kalache. “Temos a oportunidade de receber o mais importante especialista em longevidade do Brasil e aproveitar o momento para dar início a mais projetos que envolvam os idosos. Obrigada a todos os envolvidos nesta iniciativa, que estão sempre engajados na realização de trabalhos de apoio”, salientou.

O vice-prefeito, Evandro Moschem, esteve presente e disse que o encontro “é uma chance de potencializar a importância do projeto Gramado para todas as idades. Com certeza, o município contribuirá, cada vez mais, para a qualidade de vida dos idosos”.

Participaram da palestra membros do Conselho do Idoso, autoridades, representantes de entidades, idosos do serviço de convivência do CRAS da Várzea Grande, de projetos da Secretaria de Esporte e do SESC, e a equipe da Secretaria de Cidadania e Assistência Social. A pesquisadora e diretora técnica do ICL- Brasil, Ina Voelcker, também prestigiou a palestra.

Gramado para todas as idades

O projeto, realizado em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL, abre para o município a possibilidade de fazer parte de uma rede global de cidades amigas do idoso, movimento iniciado pelo programa global da Organização Mundial de Saúde (OMS). Baseado no conceito do envelhecimento ativo, seu objetivo é articular um conjunto de ações que possibilitará fortalecer o atendimento ao idoso no município.