Prefeitura Municipal de Gramado

Gestores discutem Base Nacional Comum Curricular

Qualificar o ensino de milhares de jovens e crianças é uma das metas da Secretaria da Educação em Gramado. Visando o aprimoramento dos trabalhos, na última terça-feira (7), diretores, vice-diretores e supervisores educacionais estiveram reunidos no Polo UAB Véra Grin para a apresentação e discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), encontro instituído como “Dia D”, orientado pelo MEC, em parceria com o Consed e a UNDIME. O documento foi homologado pelo Ministério da Educação em dezembro de 2017 e tem como objetivo criar um referencial comum para todos os sistemas de ensino, contribuindo para promover a equidade educacional.

O objetivo da Secretaria é que as discussões acerca da BNCC sejam iniciadas e dirigidas em todas as escolas do município ao longo do ano de 2018, interligando os conteúdos da rede com os objetivos elencados pela Base Curricular. “É importante lembrarmos que a base orienta ao currículo o que deve ser ensinado, mas a forma com que essas competências serão desenvolvidas cabe à rede, mantendo assim a autonomia do professor”, ressalta a secretária da Educação, Gilça Silva.

O encontro também serviu para reflexão das didáticas em sala de aula entre os gestores, pois a BNCC ainda prevê que cada vez mais se torne necessária a construção do conhecimento por meio das tecnologias digitais, da comunicação e do desenvolvimento artístico, além das noções já aplicadas, proporcionando que os alunos pensem de forma crítica, significativa e ética sobre assuntos do seu próprio cotidiano.

“A Base Nacional Comum Curricular inicia o debate em todo o país para a reorganização dos currículos, investir na formação e qualificação de professores e gestores, adequar materiais didáticos e repensar a avaliação. Ela traz 10 competências que devem abranger toda a educação básica, no caso do nosso município, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. O maior objetivo é proporcionar uma educação de qualidade e com igualdade em toda a rede de ensino, tanto particular quanto pública. A base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto o debate e a reorganização das propostas traçam o caminho”, comenta a coordenadora pedagógica, Josiane Machado.

Além disso, a base prima pelo desenvolvimento do aluno com as suas particularidades, instruindo-o como cidadão responsável, autônomo, determinado e resiliente em suas tomadas de decisões. Tudo isso em conjunto aos princípios das escolas que frequentam. Dessa forma, o estudante passa a inserir-se na sociedade de forma mais ética e atuante.