Polo da UAB em Gramado inaugura mais um curso

O polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) continua abrindo novas oportunidades para a comunidade de Gramado e da região. Neste final semana, teve início a Formação de Professores para Educação Profissional, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com duração de um ano e meio, a capacitação é uma complementação à graduação e habilita os inscritos a dar aulas em cursos profissionalizantes, por exemplo. A aula inaugural ocorreu no último sábado (9), pela internet, e foi disponibilizada também pelo polo, que tem sede junto à Escola Municipal Dr. Carlos Nelz – CAIC, no bairro Moura.

Entre os 28 alunos inscritos no curso de formação, está o analista de marketing Jonas Ludcke de Souza, 29 anos. Formado em Teologia pela UniFil e com pós-graduação em Marketing e Comunicação pela Universidade São Luis, Jonas viu a chance de aumentar a sua capacitação profissional – ele também é instrutor de informática.

“Eu gosto muito de estudar e já vinha acompanhando há uns dois anos o sistema da Universidade Aberta do Brasil no país. Quando vi que esse polo chegou em Gramado fiquei muito feliz, pois as universidades parceiras são reconhecidas por sua qualidade”, conta o analista de marketing.
O ingresso de Jonas na UAB é também um retorno às origens: ele cursou o ensino fundamental na Escola Dr. Carlos Nelz – CAIC, onde hoje sua filha de sete anos estuda e a esposa dá aulas. Jonas também é filho de Antonio Claudio Gonçalves de Souza, 55, conhecido como Tonico, porteiro e “faz tudo” do polo da UAB. Foi ele quem recepcionou o filho na entrada da universidade, durante a aula inaugural. Na década de 90, Tonico era vice-presidente da associação do bairro, época em que a comunidade reivindicava um colégio para o Moura, e viu o CAIC ser implantado. Por tudo isso, trabalhar na universidade tem um gostinho especial para o morador.

“A escola veio, mudou de lugar (onde se encontra a atual sede) e hoje recebe uma universidade. Não tenho palavras para descrever como me sinto. A UAB é um divisor de águas para a educação de Gramado. Talvez as pessoas ainda não tenham entendido a importância de uma universidade de graça na cidade, mas com o tempo elas olharão diferente para este prédio”, destaca.

A arte da resistência, resiliência e reconciliação através dos turbantes

Resistência, sabedoria, política e resiliência. O turbante surge para o movimento negro como um resgate da cultura dos ancestrais e da estética. Simboliza, politicamente, a resistência cultural dos descendentes dos africanos escravizados em seus costumes originais. No último sábado (9), o polo da UAB de Gramado foi sede de uma oficina de turbantes, atividade presencial da disciplina Negritude e Religiosidade do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO - Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, ofertado pela UFRGS a professores das redes municipal e estadual de ensino.

Como forma de valorização da história, cultura e estética africana e afro-brasileira, o uso do turbante é uma maneira de empoderar as mulheres negras. Para os seguidores das religiões de matriz africana, o turbante é usado para proteger o “ori”, que significa cabeça, na língua Yorubá, conforme relato das oficineiras Priscila Nunes Ferreira e Vanessa Rodrigues da Silva, durante a aula em Gramado.

Vestibular – No domingo (10), mais de 70 inscritos prestaram o vestibular para o curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER (UFRGS), cujas aulas iniciam em abril. O curso disponibiliza 40 vagas para o polo da UAB em Gramado.

Polo da UAB em Gramado – Inaugurada em agosto de 2017 e mantida pela Prefeitura Municipal, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Gramado conta com os seguintes cursos de graduação confirmados ou em andamento: licenciaturas em Pedagogia e Geografia (UNIPAMPA), Licenciatura Letras/Português (UFSM), Licenciatura Sociologia (UFSM),Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder (UFRGS) e Sistemas para Internet (IFSul).

Além das graduações, a UAB oferta cursos de especialização, complementação e capacitação: Especialização em Matemática para o Ensino Médio (UFSM), Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (UFRGS) e o curso de Formação de Professores para Educação Profissional (UFSM).