Prefeitura Municipal de Gramado

Diretores das escolas tomam posse nesta sexta

Publicado em 12.04.2018

Nesta sexta-feira (13), às 8h30min, 26 professores das escolas municipais tomam posse oficial em sessão solene na Prefeitura de Gramado, assumindo o cargo de diretor (a) em que permanecerão por dois anos.

Em 15 das 27 escolas do município, pela primeira vez, pais, professores e funcionários compareceram às urnas para eleger os educadores que formaram a lista tríplice de candidatos à função. Aproximadamente 1,5 mil integrantes da comunidade escolar participaram do processo até então inédito no município. Antes, apenas pais que integravam o Conselho de Pais e Mestres (CPM) tinham direito ao voto.

Carmen Silvia de Oliveira, que tem a filha no 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maximiliano Hahn, no bairro Carniel, disse ser muito importante a comunidade se envolver no processo, mas destacou que o voto deveria ser decisivo, como tentou a administração municipal no ano de 2017 via projeto de lei.

Administração continua buscando a eleição direta

Em outubro de 2017, a administração municipal enviou à Câmara de Vereadores de Gramado um projeto para a implantação da eleição direta para diretor de escola, buscando promover a participação total da comunidade escolar nas eleições. Porém, o projeto não foi aprovado pelo Legislativo. Assim, uma nova proposta foi enviada para manter o processo através da lista tríplice, alterando alguns dispositivos da lei, mas ampliando a participação da comunidade.

“O processo eleitoral para direção escolar é muito importante. Ocorreram alguns imprevistos, mas estes não podem diminuir a importância destas eleições, que trouxeram a democracia e o poder do voto para dentro das escolas. Quem são as pessoas mais relevantes para escolher os diretores, se não os pais, alunos e funcionários de uma escola? Por isso, os que podiam concorrer e tiveram a maioria de votos foram os escolhidos para serem os diretores, respeitando a vontade da maioria. Por mais que não tenhamos conseguido aprovar na Câmara as eleições diretas, esta foi a maneira mais apropriada que tivemos de escolher estes diretores”, comenta a secretária da Educação, Gilça Silva.

Mesmo tendo por lei o poder de escolher um entre os três nomes indicados, independente da classificação no pleito, o prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, acatou a vontade da comunidade, respeitando a indicação através do voto.

Três escolas tiveram novas eleições e nomes divulgados nesta quinta

No dia 5 de abril, nas escolas Maximiliano Hahn (Carniel), Pedro Zuzolotto (Três Pinheiros) e Senador Salgado Filho (Piratini), um novo processo para formação da lista tríplice foi realizado, tendo em vista que as eleições haviam sido canceladas por terem inserido nomes de eleitores manualmente em listas de pais, professores, educadores e funcionários.

A representante dos CPMs na Comissão Municipal, Roselaine Klemann, acredita que nesse segundo momento os pais valorizaram mais o processo, pois perceberam que mesmo o prefeito tendo o poder da escolha, ele acatou a vontade da comunidade, indicando o mais votado. “Ele tinha como opção arquivar ou anular as eleições nas três escolas, mas optou por manter a lista tríplice, e dar uma nova oportunidade à comunidade para conhecer a sua opinião”, explica.

As três mais votadas no processo eleitoral e indicadas pelo prefeito foram: Rosenei Aparecida Boeira da Silva, na EMEF Maximiliano Hahn; Marta Bazei Ferraz, na EMEF Pedro Zucolotto; e Mariluse Mella, na EMEF Senador Salgado Filho.

RELAÇÃO DOS INDICADOS AO CARGO DE DIRETOR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GRAMADO

Escolas de Ensino Fundamental:

Escola

Diretor (a)

Vices

EMEF Alberto Pasqualine

Susana Comiotto Weber

EMEF Carlos Barbosa

Andreia Padilha Jardim

(não tem)

EMEF Dr. Carlos Nelz (CAIC)

Luciana Andreia de Giacometti