Prefeitura Municipal de Gramado
  • Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Estradas do interior de Gramado são recuperadas

Publicado 13.04.2018

A Secretaria da Agricultura de Gramado está a pleno vapor fazendo a recuperação das estradas do interior do município, danificadas por conta do grande volume de chuvas das últimas semanas. As Linhas Nova, São Roque, Hörlle, Morro Agudo e Morro do Arame estão recebendo as melhorias, que incluem patrolamento, colocação de saibro e brita.

O titular da pasta, Alexandre Meneguzzo, e o adjunto, Antônio Fávero, explicam que as obras visam reformatar alguns trechos das estradas, incluindo limpeza das valetas e desobstrução de bueiros, melhorando as condições de drenagem das águas da chuva. “Logo após as fortes chuvas, as equipes atenderam as vias que apresentaram maiores problemas. Depois das localidades onde os serviços estão em andamento, seguiremos para a Linha 15 e as outras faltantes”, explica Meneguzzo.

Paulo Wust Krewer, 43 anos, morador da Linha Nova, elogiou as manutenções realizadas pela Prefeitura. “São muito bons esses reparos, pois facilita muito na hora de ir e vir, e também se faz necessário pelo alto tráfego de caminhões pesados na região. Tenho uma casa mais perto da área central, mas prefiro morar aqui. É outra vida. Aqui é o paraíso, temos muita tranquilidade”, destaca.

A Secretaria mantém o atendimento de pedidos de serviços dentro de propriedades, visando a sistematização de áreas, reconfiguração de estradas internas e outras melhorias para o aumento da produção e produtividade dos rebanhos e lavouras. Também seguem os trabalhos com máquinas pesadas apoiando atividades de agroindústria e turismo rural, de acordo com a Lei 3466/2015, que permite a atuação da Prefeitura em áreas particulares.

“Também temos outras frentes de trabalho, como abertura de estradas secundárias para propriedades agrícolas, construção de canteiros para o próximo plantio de morangos e verduras aos agricultores que demandaram este tipo de serviço, além de três tratores trabalhando para ajudar outros produtores com a silagem dos alimentos”, conta Favero.

 

Como funciona o atendimento ao agricultor

Para o recebimento dos serviços previstos em lei em suas propriedades, os agricultores devem dirigir-se até a Secretaria da Agricultura e realizar um protocolo, seguido de uma justificava para a solicitação do serviço necessário. Feito o pedido, a Secretaria analisa, separadamente, cada caso. É concedido o apoio para aqueles agricultores que possuem padrões que se enquadram na legislação ambiental, que possuam talão de produtor e que detêm a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), um documento que identifica o produtor familiar.