Prefeitura Municipal de Gramado

Comunidade acompanha evolução da Agenda

Publicado 11.10.2018

Em novas apresentações esta semana, a Prefeitura, as Secretarias de Planejamento e Trânsito e Mobilidade Urbana e o arquiteto Ruben Pesci, da CEPA Consultora, informaram as mais recentes atualizações da Agenda Estratégica e do Plano de Mobilidade Urbana. Em agosto, a equipe que trabalha na agenda fez uma grande apresentação do relatório final na FAURGS. Nos últimos dois meses os profissionais das secretarias debruçaram-se sobre os projetos, sugerindo aperfeiçoamentos principalmente no que se refere ao Plano de Mobilidade Urbana. A principal alteração foi a criação da Ilha Pedestre, nas quadras centrais da Avenida Borges de Medeiros, entre a Avenida das Hortênsias e a Rua Senador Salgado Filho, permanecendo a ideia do binário composto pela Rua São Pedro, pela Rua Garibaldi e na Borges de Medeiros passando a Salgado Filho, e consequentemente alterações nos sentidos de várias vias secundárias dos arredores. "Estas medidas visam minimizar os problemas de engarrafamentos nos momentos de pico, trazendo mais fluidez através dos binários, além de transformar o centro da cidade numa grande praça de convívio entre as pessoas", afirma o titular da pasta do Planejamento, Jeferson Zatti. Os documentos estão passando pelas últimas revisões e os projetos de lei da Agenda Estratégica e do Plano de Mobilidade serão encaminhados para aprovação da Câmara de Vereadores ainda em outubro. Zatti lembra que "devido à complexidade dos projetos, há necessidade de Audiência Pública até abril de 2019, limite imposto pelo Ministério das Cidades para que as cidades tenham seus Panos de Mobilidade Urbana". O arquiteto Ruben Pesci esteve em Gramado na quarta-feira (10) e fez as apresentações no executivo, legislativo e para um grupo de educadores na UAB.