Prefeitura visa fortalecer CPMs

Publicado em 11.10.2018

Cumprindo um compromisso de campanha e visando dar maior autonomia financeira aos Círculos de Pais e Mestres, os CPMs, a Prefeitura de Gramado, por meio do Projeto de Lei 45/2018, concede aporte financeiro aos conselhos da rede municipal de ensino para gerir pequenas despesas nos educandários.

A proposta da administração municipal, regida pela Lei Federal 13019/14, foi aprovada pelo Legislativo na última segunda-feira (8). Assim, o Município fica autorizado a contribuir com o valor de R$ 172.800,00, sendo destinado R$ 6,4 mil a cada CPM que estiver em dia com as obrigações legais e após apresentação de plano de trabalho.

“É a primeira vez que os CPMs receberão um repasse desta maneira. Fortalecer estas entidades é de extrema importância, pois cria laços entre os educadores e os pais dos alunos. E a nossa ideia sempre foi a de trazer os pais para perto de seus filhos na escola, de acompanharem o desenvolvimento destas crianças, e principalmente de se sentirem parte do âmbito escolar. Queremos os Círculos de Pais e Mestres tenham maior autonomia para melhor auxiliar na qualidade da educação”, ressaltou a Secretária da pasta, Gilça Silva.

Morador da Serra Grande e presidente do CPM da Escola Municipal de Educação Infantil Tia Carmelina I, no bairro Várzea Grande, Fabiano Ghesla, disse ser esta uma importante iniciativa. “O projeto vem se somar à contribuição dos pais, para que possamos manter nossa escola em boas condições de uso para nossas crianças, com a agilidade necessária”, comentou.

A dona de casa Alessandra de Brito, moradora do Carazal e presidente do CPM da Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Bertoluci Sobrinho (Casagrande) ressalta a importância do trabalho que os pais fazem junto à EMEF na arrecadação espontânea para manutenção da escola. “Gostaria que tivéssemos mais tempo em cada mandato para continuar com com os projetos que cada equipe se propõem a fazer. Achei bem importante essa doação às escolas, será uma ajuda extra e que sempre vem em boa hora”.

Já o presidente do CPM da EMEF Maximiliano Hahn, no bairro Carniel, Carlos Neves, ressaltou que o projeto do Executivo é de grande valor, pois assim terão maior autonomia para pequenos reparos, como na troca de lâmpadas e de fechaduras, por exemplo. “São coisas que na maioria das vezes o CPM tem que comprar com recursos de rifas e contribuições. Esse recurso vai ser muito importante para nós”, salientou.